RESUMO
A pesquisa em questão buscou fazer um estudo sobre Instituição Escolar, reconstituindo e organizando a história e memória do Grupo Escolar Padre Delfino, localizado na zona urbana da cidade de Timon, no Maranhão. Foi criado no ano de 1958 sendo o recorte inicial da pesquisa, e o recorte final em 2016 quando a instituição passa a ser Colégio Militar. Entretanto, a escola continua em pleno funcionamento demonstrando que foi inserida no cotidiano timonense e perdurou até os dias atuais, sendo fonte geradora de fatos e discursos socialmente compartilhados, mesmo passando por várias mudanças ou mesmo adaptações. O trabalho tem pressupostos teóricos e metodológicos baseados na Nova História Cultural, seguindo os traços apontados em Le Goff (2003); Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); e em estudos da Cultura Escolar, como Dominique Julia (2001), Souza (2005); Instituições Escolares com Gatti (2002) e Magalhães (2004), História Oral como Meihy (2011), Memória Coletiva Maurice Halbwachs (2006); Nossa pesquisa revisita a história desta instituição escolar, através de várias fontes históricas oficiais, como: Projeto Político Pedagógico (PPP), regimento escolar, boletim escolar, ficha de matrícula, decretos, processos, Jornais, etc. Como as fontes oficias não são suficientes para o fazer histórico da Instituição Escolar, fazemos uso também dos relatos orais através das entrevistas com pessoas que participaram da vivencia escolar ao longo desses anos, como alunos, diretores, professores e funcionário, assim como as fontes icnográficas também nos prestaram um grande apoio e suporte a pesquisa. O projeto educacional dos Grupos Escolares no Maranhão havia uma necessidade de incutir na sociedade os princípios republicanos, os políticos e as camadas mais abastadas da sociedade discursavam para promover um projeto educacional que trouxesse o município à modernidade e ao progresso, visando retirar a sociedade do analfabetismo e da ignorância, estas entendidas como herança de um passado próximo. O Grupo Escolar Padre Delfino representou, naquele período, o ato principal de investida política para a formação do cidadão moderno e civilizado, demonstrando ordem, disciplina e acima de tudo um bom desenvolvimento do cidadão.