A Educação do Campo configura-se como um novo paradigma educacional no Brasil que tem sua origem nas lutas sociais pelo direito à educação de qualidade - na perspectiva de uma formação crítica para/com os povos do campo - empreendida a partir da década de 1990. Constitui-se na reivindicação de direitos e de políticas públicas emancipatórias para os/as camponeses/as em situação de exclusão econômica e social. No Piauí, a Ecoescola Thomas a Kempis, localizada na zona rural do município de Pedro II, desenvolve práticas educativas, na perspectiva da Educação do Campo, voltadas à reflexão crítica da realidade social, política, econômica e cultural do semiárido. Desse modo, este trabalho de investigação foi direcionado a partir do seguinte problema: Quais as contribuições da prática educativa, desenvolvida pela Ecoescola, para a formação crítica e o processo de emancipação dos/as educandos/as? Considerando o problema apontado para o estudo, definiu-se como objetivo geral:Investigar as contribuições da prática educativa desenvolvida na Ecoescola para a formação crítica e à emancipação dos/as educandos/as. E como objetivos específicos:analisar como os princípios da educação do campo são incorporados na prática educativa da Ecoescola; compreender se os pressupostos teórico-metodológicos utilizados no desenvolvimento da prática educativa favorecem a articulação teoria/prática numa perspectiva interdisciplinar; identificar as atividades educativas desenvolvidas na perspectiva da inserção crítica dos/das educandos/as na comunidade e discutir os desafios vivenciados pela Ecoescola na construção da prática educativa associada aos princípios da Educação do Campo no contexto do semiárido. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa fundamentam-se nos estudos de Arroyo (2014), Caldart e Molina (2004), Fernandes (2009), Frigotto (2012), Freire (1987); Lima (2011), Silva (2006) dentre outros/as. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem crítico dialética, na qual foram utilizadas como instrumentos para a construção dos dados: a observação sistemática, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Para a sistematização e análise dos dados, utilizou-se a categorização da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados da investigação apontam que as experiências educativas, desenvolvidas pela Ecoescola Thomas a Kempis, trazem contribuições importante para a emancipação do/as educandos/as na medida em que fomentam a inserção crítica destes/as na realidade sociocultural, favorecendo a organização coletiva e as trocas de experiências entre os educandos e as comunidades. Além disso, as práticas educativas são organizadas na perspectiva de fomentar o protagonismo dos jovens na construção dos projetos educativos desenvolvidos tanto na escola quanto nas comunidades.