Este objeto de estudo surge das minhas vivências enquanto aluno e profissional da Educação Profissional e Tecnológica. Tem como objetivo geral: Analisar as significações que o professores do IFPI vem produzindo acerca da Educação Profissional e Tecnológica, e como objetivos específicos: Identificar as mediações histórico-sociais que orientaram o ingresso e a permanência do professor da Educação Profissional e Tecnológica no IFPI; Evidenciar as condições (objetiva e subjetiva) que constituem o desenvolvimento da atividade docente na Educação Profissional e Tecnológica; Explicar as mediações que constituem o movimento de produção de significados e sentidos dos professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo no que diz respeito às categorias trabalho, mediação, significado e sentido, as quais possuem valor heurístico em razão de que elas orientam a compreensão da realidade que medeia a constituição do professor da Educação profissional e Tecnológica. Tem como contexto de realização do estudo o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IPFI) Campus de São Raimundo Nonato (PI) e os participantes são dois professores do quadro efetivo do IFPI. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados são o questionário eletrônico para mapear os possíveis participantes da pesquisa, entrevistas reflexivas individuais e sessões reflexivas coletivas (a serem realizadas) que têm o objetivo de oportunizar a reflexão crítica sobre as significações que vem sendo produzidas pelos professores do IFPI, acerca da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa empírica está andamento e após a produção dos dados, utilizaremos a proposta de análise, denominado Núcleos de Significação cujo objetivo central é a apreensão das zonas de sentidos que constituem o conteúdo dos discursos dos participantes.