Esse projeto de dissertação tem o objetivo de investigar as significações produzidas pelos professores de matemática em atividade de formação orientada para apropriação conceitual. A escolha dessa temática se deve às experiências da pesquisadora durante a formação acadêmica e a atuação como professora de matemática da Educação Básica, em especial no Ensino Profissionalizante. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico Dialético, de Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotski e, ainda, na Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa empírica é um desdobramento do projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH), intitulado “Universidade e Escola: um diálogo necessário à constituição do professor pesquisador”, que está sendo desenvolvido na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), os colaboradores são os professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, o instrumento de produção das informações é, inicialmente, a entrevista narrativa e o dispositivo analítico é a proposta dos Núcleos de Significação, de Aguiar e Ozella. Os resultados deverão apontar as zonas de sentidos que desvelarão a compreensão dos professores de Matemática sobre o processo formativo que vivenciaram e as possibilidades de mudança no ensino de Matemático, de modo que passe a ser mediado pela apropriação conceitual.