As políticas de remuneração meritocrática na educação vêm ganhando cada vez mais destaque, ao longo dos anos, nos sistemas de ensino brasileiros. Este cenário tem gerado intensas discussões que se portam de formas divergentes, demonstrando argumentos favoráveis e contrários à sua sistematização. Em se tratando da educação infantil, o município de Teresina – PI implementou, em 2014, o Programa Valorização do Mérito que, com base nos resultados demonstrados, baseia-se em testes realizados em turmas do segundo período. De maneira específica, esta pesquisa buscou caracterizar a educação infantil no Brasil, considerando também a realidade de Teresina – PI e abordar a meritocracia no contexto das políticas de remuneração meritocrática, lançando mão de questionamentos que ratificam seu caráter complexo e polêmico e da realidade do Programa Valorização do Mérito. Para isso, apoiou-se em autores como Kuhlmann (1998), Barbosa (2003), Pontual (2008), Stemmer (2007), dentre outros. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Valorização do Mérito na atuação em sala de aula dos professores da educação infantil da SEMEC. Optou-se por realizar uma pesquisa aplicada, de levantamento de campo e de natureza quali-quantitativa. Para o processamento de dados, foram utilizados o questionário e entrevista como instrumentos. Quanto ao tratamento dos dados produzidos por meio questionário, os mesmos foram submetidos ao software Statistical Package for the Social Siences (SPSS), tabulados e analisados estatisticamente. Já os gerados pelas entrevistas, foram condicionados à análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados das análises demonstraram que há divergências em torno de diversos aspectos do Programa Valorização do Mérito, não existindo consenso por parte dos professores; que há predominância em rejeição quanto aos seus critérios; que há divergências quanto à sua análise geral por parte dos professores, com aprovações e ressalvas, e que o Programa necessita da participação maior dos próprios professores para fins de avaliação. Por outro lado, apontaram, também, que existe uma tendência para que a atuação em sala de aula seja modificada em razão do Programa, interferindo positivamente em fatores como responsabilidade, envolvimento, empolgação, parceria, aprendizagem, dentre outros.