A pesquisa investiga a Transposição Didática no contexto da Educação de Jovens e Adultos, integrada a Educação Profissional, nosso objeto de estudo. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como psicóloga no processo de avaliação psicológica junto a profissionais da segurança privada. Objetiva de modo geral analisar a contribuição da transposição didática para o ensino e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas na educação profissional. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores e estudantes jovens e adultos, do Curso Técnico Profissionalizante em Cozinha de um dos Institutos Federal do Piauí (IFPI). Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa do tipo descritiva. No plano teórico e metodológico, fundamenta-se em: Bandura (2005); Barcelos (2006); Chevallard (1982, 1994, 2005; 2006); DeAquino (2007); Dewey (1901; 1976); Jardilino (2014); Knowles (2011); Moura (2003; 2015); Nascimento (2007); e, Regattieri; Castro (2010); dentre outros. O estudo tem como instrumento de coleta de dados o questionário baseado em Gatti (2004), Malheiros (2011) e Oliveira (2007). Os dados empíricos foram organizados em categorias conforme Bardin (2016) e interpretados a luz da análise do discurso, segundo Maingueneau (1997); Pêcheux (2012) e Feijoo (1996). Os resultados indicam a necessidade de professores e estudantes conhecerem a lógica da construção do processo de ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas, tendo como suporte básico os princípios inerentes à transposição didática. Fica evidente na pesquisa a percepção da relação teoria-prática como fator indispensável para a construção de domínios cognitivos, assim como, a responsabilidade de professores e estudantes pela aprendizagem com vistas a melhoria da qualidade das relações estabelecidas para a educação ao longo da vida.