As necessidades formativas de professores têm papel valoroso no processo de planificação das ações voltadas para formação continuada de professores, bem como para a tomada de decisões diante das mudanças ocorridas no seio da sociedade que têm ocorrido de maneira acelerada, dificultando o acompanhamento de tal processo. Apresentamos o seguinte problema de pesquisa: Quais são as necessidades formativas de professores da prática docente na Educação Profissional? Julgamos necessário para o processo de investigação termos como norte as seguintes questões: Como os professores concebem suas necessidades formativas na prática docente?; Quais necessidades formativas emergem no cotidiano de sua prática docente?; Como a formação continuada tem contribuído para atender as necessidades formativas que emergem no cotidiano da prática docente da Educação Profissional? O estudo objetiva de forma geral analisar as necessidades formativas de professores na prática docente da Educação Profissional. Especificamente: a) Descrever como os professores concebem suas necessidades formativas; b) Identificar as necessidades formativas emergidas no cotidiano da prática docente; c) Compreender como a formação continuada tem contribuído para atender as necessidades formativas evidenciadas na prática docente na Educação Profissional. O percurso metodológico firma-se numa abordagem qualitativa, com adoção do método biográfico para trazer à tona os elementos para a discussão das narrativas dos professores. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Piripiri. Para o procedimento de produção de dados serão utilizados o questionário e a técnica da entrevista narrativa. Por fim, para o tratamento dos dados coletados faremos uso da análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). Para o desenvolvermos deste estudo buscamos nos fundamentar em autores que têm estudos direcionados para formação inicial como: Garcia (1999), Giroux (1997), Pacheco e Flores (1999), Gatti (2009), Contreras (2012), Pimenta, Almeida e Leite (2008), Cunha (2010), Pimenta (2005), Rodrigues e Freitas ( 2016), Sousa e Moura (2019); sobre a formação continuada em: Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2016), Pimenta e Ghedin (2002), Imbernón (2009), Cunha Mendes Sobrinho (2018), Pimenta e Anastasiou (2014), Moura (2008), Mariconi (2017), Araújo e Rodrigues (2018), Prada, Freitas e Freitas (2010), Resolução nº 02/2015 e quanto as necessidades formativas à luz de Rodrigues e Esteves (1993), Princepe (2010), Ramalho e Nuñez (2011), Carvalho (2017), Bandeira (2014), Oliveira (2016), Pena (2018) dentre outros. A pesquisa permite explicitarmos que as necessidades formativas dos professores se concentram, principalmente, no campo pedagógico e na formação de pós-graduação em nível de stricto sensu. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de sistematização na formação continuada de professores que venha atender aos bacharéis docentes da Educação Profissional, levando em consideração as necessidades formativas que emergem a partir da prática docente.
Palavras-chave: Necessidades formativas. Educação profissional. Formação inicial. Formação continuada.