O presente trabalho tem como temática o ensino secundário piauiense nas notícias de jornais de 1942 a 1971. Esse recorte temporal tem como início o ano de 1942 por coincidir com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Secundário, e o ano de 1971 como término em virtude da implantação da Lei 5692/71. Estabelece-se como objetivo geral analisar o ensino secundário no Piauí mediante notícias de jornais publicadas no período de 1942 a 1971. Especificamente, pretende-se: conhecer o processo de expansão do ensino secundário no Piauí, no período apontado; investigar as instituições escolares que ofereciam o ensino secundário, a partir das informações divulgadas nos jornais; conhecer a profissão docente e cultura escolar no ensino secundário, tendo como base a imprensa escrita. A pesquisa parte de estudo bibliográfico e hemerográfico/documental, a partir de notícias de jornais coletadas no Arquivo Púbico do Piauí, Casa Anísio Brito, nos seguintes noticiosos: Boletim Estatístico, O Piauí e O Cálamo. Como referencial teórico, a análise fundamenta-se na nova história cultural ou história nova – principalmente nos estudos de Le Goff (2003) – porquanto foi por meio dessa corrente historiográfica que ocorreu o alargamento das fontes para a pesquisa histórica, dentre elas, os jornais. Não obstante, outros autores dialogam com a pesquisa, a exemplo de: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão e Lopes (2010); Martins e Luca (2015); Fernandes (2008); Peter Burke (2006); Stephanou e Bastos (2005); Barros (2012); Silva (1969); Romanelli (1999); Brasil (1942); Lopes (2012); Brito (1996);e Mendes (2012). Ademais, ancorou-se em leis e reformas, como a Lei Orgânica do Ensino Secundário (4.244/42) e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (4.024/61), as quais vigoraram no Brasil e no Piauí no período perscrutado. Assim, as páginas dos jornais piauienses revelaram as modificações do ensino secundário a partir das reformas apontadas. Diante da análise dos noticiosos, foi possível ouvir as vozes de pais, diretores, estudantes e da própria sociedade que viveu aquele momento, promovendo um diálogo entre as notícias, os livros de história da educação piauiense e a legislação em vigor. Embora outras modalidades de ensino tivessem espaço nos periódicos, o ensino secundário ganhou destaque pelo seu caráter inovador e diversificado.