Este estudo é uma investigação acerca da história da educação dos negros no Piauí, com base em levantamentos historiográficos e bibliográficos, principalmente nos períodos da escravização. Sobre este aspecto, no estado do Piauí estamos em um estágio de descortino desses estudos que envolvem o ensino e aprendizagem oferecidos pelo estado para a população de afrodescendentes que nestes períodos viviam as agruras da escravidão. Buscando contribuir com as pesquisas neste sentido, estamos realizando um estudo sobre o Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara, instalada ao sul do Piauí, que foi planejada para iniciar suas atividades com o funcionamento de uma escola para as crianças e jovens libertos pela Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871. Na região para onde foi proposta essa iniciativa existiam fazendas nacionais de criação de gado, principal atividade econômica do estado naquele período, e que alcançaram consistente desenvolvimento quando administradas pelos padres jesuítas da Companhia de Jesus. Posteriormente, estas propriedades foram confiscadas por determinação do Marquês de Pombal, o representante da Coroa Portuguesa no Brasil.
Nossa intenção é considerar todas as abordagens de estudos anteriores sobre o assunto e aprofundar na busca de registrar as possíveis informações acerca dos aspectos históricos, estrutura e condições da escola do Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara.
Neste sentido, analisar como ocorreu o funcionamento da escola do Estabelecimento Agrícola de São Pedro de Alcântara, nos aspectos materiais de recursos humanos e público alvo. Especificamente, descrever sobre a gênese e o funcionamento efetivo, discutir o pioneirismo da escola e a proposta de acolher os negros libertos, caracterizando os procedimentos de organização, métodos pedagógicos que fundamentaram a proposta e o regimento interno desta escola, reconstruindo elementos históricos acerca das condições proporcionadas à educação para as crianças e jovens oriundos das fazendas nacionais.