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Banca de DEFESA: JACYARA CAROLINE DA COSTA OSÓRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACYARA CAROLINE DA COSTA OSÓRIO
DATA: 19/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: A POLÍTICA DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS-PI NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DA CLASSSE COMUM
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Educação Especial. Inclusão Escolar. Professor Classe comum
PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

Após extenso período de omissão do Estado na elaboração de políticas públicas educacionais destinadas à inclusão escolar do Público Alvo da Educação Especial (PAEE), o Brasil vivencia desde os anos 2000 intensa mobilização no sentido de garantir, a partir de documentos legais, não somente a matrícula deste segmento na escola comum, mas também no contraturno de suas atividades escolares, o direito ao Atendimento Educacional Especializado, entre outros dispositivos de apoio a esses educandos. No entanto, compreende-se que em alguns casos, a interpretação e consequente implementação da Política não possibilita a concretização dos direitos previstos na legislação, a formação dos docentes e o trabalho colaborativo entre professor da classe comum e professor da sala de recursos multifuncional. Desta forma, considerando as atuais políticas públicas destinadas a inclusão de estudantes PAEE, esta pesquisa teve por objetivo geral investigar como se estrutura a política de inclusão escolar no município de Oeiras-PI na perspectiva do professor da classe comum.  Para tanto, fez-se necessário identificar e conhecer as concepções dos professores da classe comum acerca da inclusão escolar; bem como analisar as dificuldades e os fatores facilitadores que influenciavam na sua implementação. Este trabalho adotou os parâmetros da abordagem qualitativa, do tipo descritiva e contou com a participação de 10 professores do ensino fundamental de cinco escolas do município de Oeiras - PI que atuam na classe comum com estudantes PAEE. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário de avaliação da política de inclusão escolar na versão destinada aos professores da classe comum, elaborado por Tannús-Valadão, Vilaronga, Lacerda e Mendes (2016) e entrevista semiestruturada com os participantes. A apreciação das informações foi realizada considerando as informações presentes no questionário e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Entre os resultados obtidos destacam-se as dificuldades de implementação da política de inclusão escolar, tendo em vista, que as escolas do município de Oeiras apresentam condições inadequadas para promoção da inclusão e da participação deste público nas atividades escolares. Esta realidade é representada pelo insuficiente conhecimento do professor da classe comum acerca das necessidades educativas dos estudantes PAEE; pela ausência de apoio de outros profissionais; pela desarticulação entre os planejamentos da classe comum e da sala de recursos multifuncionais; pela infraestrutura pouco adaptada para atender a demanda deste público, e em alguns casos, pelo preconceito ainda presente nas representações escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCAR
Externo à Instituição - Leonardo Santos Amâncio Cabral - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 10:10
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