RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo a reconstituição e interpretação de histórias de vida , formação profissional e identidade de enfermeiras professoras e visa a reconstituição e a preservação da história e da memória do Ensino de Enfermagem no Piauí. Trata-se de uma pesquisa de natureza sócio- histórica, documental, bibliográfica, descritivo-interpretativa apresenta uma abordagem qualitativa e está fundamentado teórico-metodologicamente na Nova História Cultural em autores como Barros(2004), Cardoso(2012),Chartier (1994), Pesavento ( 2008); Histórias de vida com Nóvoa (2000), Jacques Le Goff (1995 /2003),Peter Burke(1991/1992/2004) e Michel de Certeau(2000/2002). A base epistemológica dos estudos de memória e história oral ancorada em Maurice Halbwachs( 1990), Paul Thompson (1992), Nora (1984), Bom Meihy (1996/ 1998) e Souza (2000). A História da Enfermagem tomou por sustentáculo as obras como Oguisso (2005), Teixeira (2006), Barreira ( 1997), Soares (2007). Utilizamos também os escritores clássicos da História da Educação Brasileira, Azevedo ( 1985), Saviani( 2000/2005), obras que contribuem com a formação docente como Morin (2003/2010), Giesta (2001), Freire (1970/1974/2011), Zeichner (1987), Giroux (1997), Sacristán (2000), Pimenta (2000), Berhens (2010) assim como as produções historiográficas locais de autores como Ramos(2003),Nogueira (1996),Nunes(1998/ 2004).Somadas às fontes bibliográficas, serão utilizadas fontes documentais e iconográficas, oficiais e não oficiais, além de depoimentos orais, coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. As interlocutoras investigadas são enfermeiras professoras que foram pioneiras e atuaram inicialmente no ensino superior no âmbito público. A história oral enfatiza a importância do registro e da análise da documentação obtida por depoimentos e testemunhos, além da inclusão de histórias e versões, anteriormente não ditas, não reveladas, evitadas por determinada época ou por pessoas e grupos de forma específica, dando vazão a diversidades de interpretações próprias, não oficiais, mas que fazem parte da sociedade.A busca da reconstituição e preservação da história e memória do ensino é determinante para a descoberta e a análise de informações acerca da evolução e do aperfeiçoamento profissional. Torna-se tão fundamental quão importante a contribuição dos precursores desta história, assim como os direcionamentos e as condições de desenvoltura deste ensino, além de fomentar reflexões para a observação criteriosa dos fatos que ocorreram no passado. Ao definir a problemática deste estudo buscamos identificar informações que revelem e acrescentem dados sobre reconstituição e interpretação da história de vida, formação profissional e identidade de professoras enfermeiras, a descrição e análise da história do ensino de enfermagem nas primeiras Instituições e a contribuição profissional de enfermeiras professoras para a Enfermagem Brasileira, a análise da implantação da enfermagem moderna e a evolução do seu ensino no Piauí , a contribuição das enfermeiras professoras precursoras do ensino superior público de enfermagem assim como o delineamento da reconstrução do perfil identitário profissional destas pois são construtos indispensáveis para a reconstituição da história do ensino e da profissão de enfermagem.
Descritores: Educação Superior. História da Enfermagem.Escolas de Enfermagem. Memória.