O brincar é a atividade da criança no mundo para apropriação e objetivação da cultura humana, por ser necessidade e atividade guia para seu desenvolvimento. Na Educação Infantil esta atividade é normatizada em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (2010) e validada pelas pesquisas sobre infância, desenvolvimento infantil e Educação Infantil. Em face destes argumentos, emerge as seguintes questões: Como é desenvolvida a prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar? Será que nessa prática o brincar é compreendido como necessidade e atividade guia para o desenvolvimento da criança? Para discutir essas questões, a proposta de tese é: A prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar tem possibilidade de desenvolvimento integral da criança quando as significações sobre o brincar, produzidas pelas professoras, são de atividade guia geradora de desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo geral é Investigar os processos constitutivos da prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural são as bases teóricas que orientam este estudo por serem teorias que consideram a realidade como movimento gerado por contradições, como o próprio processo de constituição da Educação Infantil, que gerou mudanças na forma de pensar a criança e o profissional que trabalha com sua formação; é pela possibilidade de estudar a consciência ligada indissoluvelmente ao meio material em que vive o ser humano. A pesquisa empírica é do tipo pesquisa formação, envolveu três professoras da Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC do município de Teresina/PI e foi desenvolvida em três momentos: entrevista reflexiva coletiva, oficinas de brincar e registro escrito reflexivo na forma de memorial reflexivo do processo formativo e de cartas pedagógicas. E como procedimento analítico foi utilizado os Núcleos de Significação. As sinalizações da pesquisa evidenciaram a atividade de brincar como estratégia de ensino aprendizagem com objetivo de alfabetizar, mas um desejo de mudança da prática pedagógica mediada pelo brincar expressas por meio de novas significações de brincar como atividade guia geradora de aprendizagem e de desenvolvimento infantil como processo produzido socialmente. Os conhecimentos produzidos por meio da pesquisa formação criaram condições de reflexão crítica sobre a prática e evidenciaram uma tomada de consciência sobre a necessidade das professoras de formação contínua e do uso do brincar com objetivo de desenvolvimento integral da criança.