A Formação Inicial e a Prática Pedagógica de Professores de Biologia de Bom Jesus - PI: articulações possíveis
Formação inicial. Prática pedagógica. Ensino de Biologia.
RESUMO
Impulsionado por uma onda de modernidade herdada do processo de globalização, o mundo contemporâneo a qual estamos inseridos nos remete a inúmeras exigências que possam satisfazer as necessidades impostas pela sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva investigar as influências da formação inicial na prática pedagógica dos professores de Biologia do Ensino Médio de Bom Jesus - PI, mais especificamente pretendemos: traçar o perfil dos docentes de Biologia, conhecer as técnicas de ensino e recursos didáticos utilizados nas aulas de Biologia, listar os conteúdos de Biologia que são abordados no Ensino Médio de Bom Jesus-PI, caracterizar a prática pedagógica dos docentes de Biologia e analisar como ocorre a articulação entre a prática pedagógica com a formação inicial do docente de Biologia. Para concretização da pesquisa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, a fim de traçar o perfil dos docentes pesquisados; a entrevista semi-estruturada e observação livre tanto da ação docente como do espaço físico das escolas. Para tanto, a fim de analisarmos os dados coletados utilizamos a técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Temos como aporte teórico Alarcão (2001), Carvalho (1993), Chizzotti (2010), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008, 2011), Pimenta (2010), Souza (2009), Vasconcelos e Lima (2010) e dentre outros autores que embasam teoricamente nosso estudo. Os dados empiricos estarão presente no texto da dissertação.