A educação do campo é resultado das lutas históricas dos movimentos sociais, portanto, constitui-se num projeto de educação construído a partir das demandas e anseios dos camponeses, voltado a compreensão crítica da realidade e construção de alternativa de transformação social. Diante desse contexto, nosso problema de pesquisa é: como os princípios políticos e pedagógicos da educação do campo são incorporados nas práticas educativas desenvolvidas pela Unidade Escolar Lucas Meireles Alves -UELMA no assentamento 17 de abril? A partir deste problema de pesquisa, temos como objetivo geral: Compreender como os princípios políticos e pedagógicos da educação do campo são incorporados nas práticas educativas desenvolvidas pela Unidade Escolar Lucas Meireles Alves –UELMA, no assentamento 17 de abril em Teresina. O trabalho de investigação está sendo desenvolvido base nos estudos de Molina (2004), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (2013), dentre outros, que discutem sobre o paradigma da educação do campo no contexto, tanto das políticas públicas quanto nas questões que perpassam as situações e lutas dos sujeitos que vivem no campo. O processo de investigação em desenvolvimento está fundamentado na abordagem qualitativa e no Método Histórico Dialético, que permite uma compreensão das práticas educativas numa interface com o contexto projeto político e social no qual está inserida a instituição de ensino, considerando as condições matérias de produção dos projetos educativos e as influências da ideologia capitalista no desenvolvimento das atividades educativas. Os dados estão sendo analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os estudos preliminares indicam que as práticas educativas construídas na UELMA, através da parceria com a comunidade e o MST, podem ser vistas como a materialização da luta pela educação no Brasil e no Piauí, fruto da resistência dos assentados que, a partir das lutas dos movimentos sociais e da ocupação de espaços públicos, conquistaram o direito de construir uma escola voltada para os interesses e as necessidades dos povos do campo.