O trabalho contempla as ações de ensino, pesquisa e extensão que constituem a docência universitária, favorecendo o alcance da finalidade posta à educação superior, que envolve, entre outros: promover acesso a conhecimentos sobre as problemáticas nacionais e regionais; incentivar a investigação científica para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e criação da cultura, bem como promover a extensão para difundir as conquistas geradas na instituição. Diante disso, propõe a seguinte tese: a docência universitária mediada pelo desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão constitui possibilidade real de ser práxis criadora. O objetivo principal consiste em compreender mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. O estudo tem como fundamento teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, e os princípios, leis e categorias do Materialismo Histórico-Dialético. Os dados foram produzidos por meio de observação e de entrevista crítico-reflexiva mediada por registros da atividade docente, contemplando etapas que favorecem a descrição, a informação, o confronto e a reconstrução da docência. O contexto de realização do estudo é a Universidade Federal do Piauí, especificamente o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizado em Picos-PI. A participante é uma professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). Os resultados revelam as contradições que emergem entre a forma e o conteúdo das ações desenvolvidas pela professora, destacando que a relação dialética entre ensino, pesquisa e extensão é fortemente mediada pela necessidade de contextualizar a aprendizagem dos discentes, sendo mola propulsora da atividade docente desenvolvida pela participante da pesquisa.