A proposta de tese é um convite aos professores da EJA à reflexão sobre suas práticas focando atenção nas estratégias de ensino como um dos meios que favorecem a aprendizagem dos estudantes jovens e adultos. Assim, o primeiro desafio foi buscar traçar o fio do equilibrista do estudo que se consolidou na elaboração da questão/Problema: Como o professor da EJA ressignifica a prática utilizando estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão da ação docente? e na definição do objetivo geral: analisar as estratégias de ensino-aprendizagem, utilizadas pelo professor como instrumento de reflexão da ação docente e ressignificação da prática na EJA. E, específicos: Identificar as estratégias de ensino que orientam a prática dos professores da EJA; Relacionar as estratégias de ensino operacionalizadas na sala de aula, com a aprendizagem dos estudantes jovens e adultos; Refletir na ação docente as implicações da formação continuada para a ressignificação da prática. A tessitura da rede norteadora do estudo foi fortalecida pelo diálogo com estudiosos como: Moura (2006, 2007, 2012), Barcelos (2010), Maia (2008), Finger; Asún (2003), Freire (1987); dentre outros que discutem aspectos relacionados a EJA. Dialogou-se Knowles (2009), kolb (2014), DeAquino (2007) que tratam de questões sobre ensino e aprendizagem. Tem sua fundamentação teórica sustentada ainda, em Miranda (2019), Vieira; Vieira (2005), Bordenave e Pereira (2011), Roldão (2009), Branco; Caldas; Roldão (2011) que versam sobre as estratégias de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que os fios podem conduzir a diversos caminhos, todavia, optou-se como trajetória investigativa a realização de um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa pautado na pesquisa ação colaborativa crítica. A investigação terá como participantes professores e estudantes de escolas públicas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos localizadas em seis municípios do Estado do Piauí. No campo empírico serão utilizados o questionário e a entrevista narrativa como instrumentos de recolha de dados. As informações produzidas na empiria serão organizadas e categorizadas à luz de Bardin (2011) e interpretadas sob a orientação teórica da análise do discurso na perspectiva francesa de Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (1997), Orlandi (2008, 2009, 2012). Os estudos parciais apontam para a importância de espaços formativos alicerçados na reflexão crítica sobre as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula no sentido de atender as especificidades dessa modalidade de ensino da educação básica.