A presente pesquisa constitui-se de uma investigação sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos tecnólogos-professores em início de carreira na Educação Profissional. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, tendo como norte a questão “Como o tecnólogo-professor em início de carreira articula os saberes com a prática docente e constrói o desenvolvimento profissional?”. De modo geral: analisa como o tecnólogo-professor em início de carreira articula os saberes com a prática docente e constrói o seu desenvolvimento profissional. Especificamente buscamos: a) Identificar os saberes utilizados pelo tecnólogo-professor para mobilizar a prática docente; b) Caracterizar os saberes articulados às experiências formativas com a prática docente e c) Compreender o processo de construção do desenvolvimento profissional do tecnólogo-professor. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de tecnólogos-professores que atuam nos cursos Técnicos e/ou Superiores de Tecnologia em campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), junto aos quais, para a coleta dos dados, foi aplicada a técnica do grupo focal. Os dados empíricos estão organizados em categorias, e a interpretação das informações produzidas tem como base teórica a Análise de Discurso, na perspectiva da corrente francesa e em estudiosos da educação pesquisadores dessa temática. Os resultados apontam que a relação com os pares mais experientes e com os alunos são os principais elementos articuladores dos saberes necessários à organização da prática, à consolidação da aprendizagem da docência e do desenvolvimento profissional dos tecnólogos-professores iniciantes. Ainda assim, entendem que a formação pedagógica é um saber necessário para fundamentar sua prática e minorar as dificuldades do início na carreira. Concluímos que há necessidade de sistematização de ações institucionais aos professores iniciantes, como: acompanhamento e apoio da coordenação pedagógica e estreitamento das relações institucionais entre departamentos e coordenações. Enfim, que muito ainda precisa ser feito para repensar a escola e a formação de professores a fim de garantir a aprendizagem do aluno.