Este estudo desenvolvido na modalidade de pesquisa colaborativa e tem por objetivo investigar a presença da pedagogia inter/multicultural na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o seguinte problema: como uma pedagogia inter/multicultural contribui para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? As discussões teóricas conceituais se pautam nas contribuições de autores agrupados pelas categorias: concepções de pedagogia multicultural e intercultural, em Bizarro e Braga (2004), Candau (2008, 2009, 2010), Canen (2014), Odina (2003, 2004), Vieira (1995), Carvalho (2012), Munanga (2014), Pieroni, Fermino e Caliman (2014); a prática pedagógica, em Candau (2008, 2009, 2010), Canen e Oliveira (2002, 2009), Franco (2012), Odina (2003), Pimenta (2007). A abordagem metodológica é a pesquisa colaborativa guiada por Desgagné (2007), Ibiapina (2008) na qual faremos uso dos instrumentos a saber, encontros colaborativos, sessões reflexivas segundo Ibiapina (2008) e Magalhães (2006) e observação participante com Gil (2011), Ludke e André (1986). A análise das observações e dos acontecimentos das sessões reflexivas está se desenvolvendo a partir da proposta de análise de conteúdo em Bardin (2016) e Caregnato e Mutti (2006). A pesquisa está sendo realizada numa escola municipal de ensino da rede pública de Teresina, contamos com a participação de seis partícipes. A pesquisa é relevante diante do contexto histórico, que se caracteriza pela diversidade cultural e necessita ter a preocupação dos profissionais da educação com uma pedagogia crítica e inclusiva, questionadora, que se referencie nas concepções inter/multiculturais de educação, sociedade e formação humana. Espera-se que com essa fundamentação os professores pedagogos transformem suas práticas pedagógicas em práticas crítica, reflexiva e interculturais, considerando o outro em sua diversidade, enquanto situado em contextos socioculturais, políticos e históricos, bem como que percebam a necessidade de desenvolver (inter) relações, diálogos, na perspectiva de crescer, produzir e construir conhecimentos sobre as diferentes culturas como premissa para a efetivação das práticas educativa, pedagógica e docente.