Para esta pesquisa, tomamos como objeto de estudo a interdisciplinaridade como princípio integrador do curso técnico de vestuário integrado ao ensino médio do IFPI/Campus Piripiri. Para tanto, partimos da análise dos resultados da investigação qualitativa e descritiva a respeito das relações entre as concepções dos docentes que compõem a base comum e a técnica em relação à temática e ainda sobre as práticas, desenvolvidas por eles que contemplam a interdisciplinaridade como dimensão integralizadora do referido curso, levando em conta o processo de formação do professor. Os dados obtidos mediante o ateliê de produção e entrevista narrativa foram organizados em categorias de análise: formação, concepção inicial, desafios, concepção final e possibilidades. Sabe-se que, mesmo sendo um desafio a ser alcançado, a interdisciplinaridade se apresenta como uma opção capaz de favorecer a integração, uma vez que estimula a reorganização das áreas do conhecimento, e a definição de metodologias de ensino e aprendizagem inovadores, impede a continuidade de práticas que separam o conhecimento adquirido nas disciplinas do currículo básico do ensino médio das disciplinas do nível técnico, distanciando a teoria da realidade e da prática, visto que dessa forma, não há como se realizar uma formação crítica, em um contexto em que, o conhecimento científico se faz substrato da formação técnica, da formação profissional e da prática; não há como o despertar para a busca, para a investigação.