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Banca de DEFESA: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JALINSON RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED.
TÍTULO: A ESCOLA DO ESTABELECIMENTO RURAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA, NO PIAUÍ: Implantação e funcionamento de um projeto educacional para negros libertos pela Lei do Ventre Livre (1871 - 1888)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. História. Negros. Piauí.
PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

RESUMO

 

Neste estudo abordamos o funcionamento da escola do Estabelecimento Rural de São Pedro Alcântara com ênfase na pesquisa sobre a missão desta instituição educacional de proporcionar o ensino das primeiras letras, educação moral, religiosa e profissional, para as crianças afrodescendentes nascidas nas Fazendas Nacionais de criação de gado na Província do Piauí, depois da promulgação da Lei do Ventre Livre, Nº 2040, de 28 de setembro de 1871, que prometia livrar da escravidão todas as crianças nascidas a partir dessa data. O nosso objetivo geral é analisar a proposta de uma escola para as crianças recém-libertas e discutir os procedimentos de organização e métodos pedagógicos. Com esta questão proposta, formulamos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental e exploratória, com estratégia de investigação bibliográfica e histórica através das análises de documentos. Neste sentido estabelecemos como espaço temporal da pesquisa os anos entre 1871 a 1888. Nossos locais de pesquisa foram o Arquivo Público do Estado do Piauí, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – e a hemeroteca da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa está inserida na abordagem da nova história que busca uma ampliação dos enfoques, quando aborda a trajetória da vida dos negros escravizados, uma parcela da população que sofreu e ainda sofre a invisibilização da sua cultura e história. Demonstra a importância de trazer à luz fatos significativos que foram ignorados pelo filtro da história tradicional. Nessa elaboração, trabalhamos com a dimensão da história cultural, um direcionamento que amplia o enfoque com o auxílio de outras áreas de conhecimento. Assim, fizemos uma abordagem da história local e regional através dos documentos pesquisados, inserido no domínio da história dos marginalizados, através da investigação da história da educação dos negros no Piauí. O Estabelecimento Rural foi criado através de Decreto Imperial Nº 5. 392, de 10 de setembro de 1873. A escola do Estabelecimento Rural funcionou como internato para crianças negras, na perspectiva de instruir e desenvolver uma atividade profissional. Neste período, o Brasil já começava a discutir a substituição do trabalho escravo para a mão de obra remunerada.  Este estudo é relevante para a construção da historiografia da educação dos negros no Estado do Piauí.

 

Palavras - chave: Educação. História. Negros. Piauí.

 

 

 

 

 

 

 

 

ABSTRACT

 

In this study we approach the functioning of the school of the Rural Establishment of São Pedro Alcântara with an emphasis on research on the mission of this educational institution to provide the teaching of the first letters, moral, religious and professional education, for Afro-descendant children born in the National Farms of raising children cattle in the Province of Piauí, after the enactment of the Free Womb Law, No. 2040, of September 28, 1871, which promised to free all children born from that date from slavery. Our general objective is to analyze the proposal for a school for newly released children and to discuss organizational procedures and pedagogical methods. With this proposed question, we formulated a research with a qualitative approach of the documentary and exploratory type, with a bibliographic and historical investigation strategy through the analysis of documents. In this sense, we established the years between 1871 and 1888 as a temporal space for research. Our research sites were the Public Archive of the State of Piauí, the National Historical and Artistic Institute - IPHAN - and the library of the National Library. This research is inserted in the approach of the new history that seeks an expansion of the approaches, when it approaches the life trajectory of the enslaved blacks, a part of the population that suffered and still suffers from the invisibility of their culture and history. It demonstrates the importance of bringing to light significant facts that have been ignored by the filter of traditional history. In this elaboration, we work with the dimension of cultural history, a direction that broadens the focus with the help of other areas of knowledge. Thus, we approached the local and regional history through the researched documents, inserted in the domain of the history of the marginalized, through the investigation of the history of the education of blacks in Piauí. The Rural Establishment was created through Imperial Decree No. 5,392, of September 10, 1873. The Rural Establishment school functioned as a boarding school for black children, in order to instruct and develop a professional activity. In this period, Brazil was already beginning to discuss the substitution of slave labor for paid labor. This study is relevant to the construction of the historiography of black education in the State of Piauí.

Keywords: Education. History. Black. Piauí.

 

 

 

 

 

 

RESUMEN

 

En este estudio abordamos el funcionamiento de la escuela del Establecimiento Rural de São Pedro Alcântara con énfasis en la investigación sobre la misión de esta institución educativa de proporcionar la enseñanza de las primeras letras, educación moral, religiosa y profesional, para niños afrodescendientes nacidos en las granjas nacionales de crianza de niños ganado en la provincia de Piauí, después de la promulgación de la Ley del útero libre, Nº 2040, del 28 de septiembre de 1871, que prometía liberar a todos los niños nacidos de esa fecha de la esclavitud. Nuestro objetivo general es analizar la propuesta de una escuela para niños recién liberados y discutir los procedimientos organizativos y los métodos pedagógicos. Con esta pregunta propuesta, formulamos una investigación con un enfoque cualitativo del tipo documental y exploratorio, con una estrategia de investigación bibliográfica e histórica a través del análisis de documentos. En este sentido, establecimos los años entre 1871 y 1888 como un espacio temporal para la investigación. Nuestros sitios de investigación fueron el Archivo Público del Estado de Piauí, el Instituto Nacional Histórico y Artístico - IPHAN - y la biblioteca de la Biblioteca Nacional. Esta investigación se inserta en el enfoque de la nueva historia que busca una expansión de los enfoques, cuando se acerca a la trayectoria de vida de los negros esclavizados, una parte de la población que sufrió y aún sufre la invisibilidad de su cultura e historia. Demuestra la importancia de sacar a la luz hechos significativos que han sido ignorados por el filtro de la historia tradicional. En esta elaboración, trabajamos con la dimensión de la historia cultural, una dirección que amplía el enfoque con la ayuda de otras áreas del conocimiento. Así, abordamos la historia local y regional a través de los documentos investigados, insertados en el dominio de la historia de los marginados, a través de la investigación de la historia de la educación de los negros en Piauí. El Establecimiento Rural fue creado a través del Decreto Imperial No. 5,392, del 10 de septiembre de 1873. La escuela del Establecimiento Rural funcionó como un internado para niños negros, con el fin de instruir y desarrollar una actividad profesional. En este período, Brasil ya comenzaba a discutir la sustitución del trabajo esclavo por trabajo remunerado. Este estudio es relevante para la construcción de la historiografía de la educación negra en el Estado de Piauí.

Palabras clave: Educación. Historia. Negro. Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO CASTRO - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 17:22
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