Este estudo abriga no seu cerne discussões e considerações teórico-metodológicas voltadas para compreensão da formação continuada no âmbito do PNAIC e seus impactos na construção da autoria docente de professores alfabetizadores. Encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI) na Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa. Tem como objeto de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC e a construção da autoria docente.Estabelece para tanto, o seguinte problema de pesquisa: Em quais aspectos a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favoreceu a construção da autoria docente? Para responder ao problema, define como objetivo geral do estudo: compreender em quais aspectos a formação continuada do alfabetizador no âmbito do PNAIC favoreceu a construção da autoria docente. No que concerne aos objetivos específicos, este se encontram assim definidos: identificar as concepções de formação e de formação continuada inerentes ao PNAIC; descrever como a formação continuada do PNAIC favorece aos professores alfabetizadores a construção da autoria docente; analisar as contribuições do PNAIC para a formação continuada de professores alfabetizadores na construção da autoria docente. Defende a Tese de que a formação continuada de alfabetizadores do PNAIC, consubstanciada na autoria docente, considerando o movimento da sala de aula e a conexão entre os saberes da formação e os saberes da experiência, pode situar o alfabetizador como autor de sua própria prática, ou seja, o assumir uma posição em relação ao saber e ao saber fazer no processo de alfabetização. No plano teórico apoia-se em apontamentos referentes à formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC e a autoria docente, segundo formulações de autores, tais como: Brito (2006, 2007, 2011; 2017), García (1999), Garcia e Zaccur (2008), Nóvoa (1997; 2000; 2009), Pimenta (2009), Prado e Fernandes (2010); Tardif (2002) dentre outros. No contexto metodológico, está amparado nas orientações da Abordagem do Ciclo de Políticas e a Etnometodologia alicerçada nas formulações de Coulon (1995). Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da observação participante e da entrevista narrativa, e analisados conforme a Análise do Discurso Crítica (MAGALHÃES et all, 2017; RESENDE; RAMALHO, 2017) no que diz respeito a compreensão do discurso no contexto social. A análise dos dados mostra que a formação continuada do PNAIC favoreceu a ressignificação e construção da autoria docente num processo reflexivo crítica entre os saberes da formação e as experiências da prática, aspectos comprovadores da Tese ora defendida.