A aprendizagem inclusiva na formação inicial de professores, para profissionalizar e desenvolver o docente no contexto do século XXI, deve acontecer ao longo de toda a carreira, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. É fundamental para a construção de novas aprendizagens e saberes construídos na prática pedagógica. Para o nosso entendimento a pesquisa elegeu-se a seguinte questão problema: Como acontece o desenvolvimento profissional de professores formadores tendo como desafio a aprendizagem inclusiva para profissionalizar e desenvolver o docente no contexto do século XXI? Tendo por objetivo geral, investigar o desenvolvimento profissional de professores formadores e a aprendizagem inclusiva como desafio para profissionalizar o desenvolvimento do docente no contexto do Século XXI. Visando um maior aprofundamento propomos os objetivos específicos: descrever o perfil profissional de professores formadores que atuam no Curso de Pedagogia; caracterizar as contribuições do desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam na formação inicial; identificar como o desenvolvimento profissional contribui para a ressignificação da prática docente de professores formadores que atuam na formação inicial; descrever os desafios apontados pelos professores formadores para a aprendizagem das metodologias inclusivas que contribuem para sua profissionalização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa de abordagem autobiográfica, desenvolvida com oito professores formadores da Universidade Federal de Piauí. Para a produção de dados utilizamos o Questionário, Entrevista e o Memorial. As discussões sobre o desenvolvimento profissional e formação docente fundamentam-se em García (1999); Day (2001), Imbernón (2011); Ramalho, Nuñez; Gauthier (2003) e entre outros. Quanto aos saberes docentes e a prática pedagógica temos como referência as contribuições de Tardif (2014); Pimenta (2012); Gauthier (2013) e Franco (2012). Com relação a aprendizagem de metodologias significativa inclusivas utilizamos Vygotsky (1988, 1991, 1993); Ausubel (2001) e entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010); Nóvoa (1995); Clandinin e Connelly (2015) entres outros autores. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme as proposições de Bardin (2016). O campo de investigação foi na Universidade Federal de Piauí. Os resultados evidenciaram que os professores formadores na sua prática pedagógica foram construindo diversos saberes durante o seu percurso profissional, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional na formação docente, contribuindo deste modo para uma atuação mais segura, a tomada de decisões no cotidiano do trabalho, uma prática pedagógica mais inovadora, repercutindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educando no Ensino Superior, proporcionando assim, a reconstrução de sua prática no contexto universitário. A aprendizagem de metodologias inclusiva docente no processo de ensino aprendizagem que tem como efeito na relação com os colegas do grupo de disciplina, com discentes, núcleo de pesquisa, eventos, publicações coletivas de livros, seminários, roda de conversa, Oficina e debates nos espaços educativos da Universidades, com os desafios na sala de aula como estratégia formativa, possibilitando a aprendizagem significativa.