O objeto de estudo da investigação proposta foi o desenvolvimento profissional dos professores formadores associado a aprendizagem inclusiva na formação inicial de professores, a partir do pressuposto de que o desenvolvimento profissional dos professores formadores favorece uma prática docente que assume de forma intencional, como centralidade do processo de formação, a promoção da aprendizagem, de forma que denominamos de aprendizagem inclusiva. Partimos da seguinte questão-problema: Como acontece o desenvolvimento profissional de professores formadores tendo como desafio a aprendizagem inclusiva para profissionalizar e desenvolver o docente no processo de formação inicial no contexto do século XXI? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: investigar o desenvolvimento profissional de professores formadores e a aprendizagem inclusiva como desafio para profissionalizar e desenvolver o docente no processo de formação inicial no contexto do Século XXI. Para o alcance do objetivo proposto, especificamente, elegeu-se como objetivos: descrever o perfil profissional de professores formadores que atuam no Curso de Pedagogia; caracterizar como o desenvolvimento profissional contribui para a ressignificação da prática docente de professores formadores que atuam na formação inicial de professores para a educação básica; e, descrever os desafios dos professores formadores para profissionalizar e desenvolver os professores no processo de formação inicial na perspectiva da aprendizagem inclusiva. As discussões sobre o desenvolvimento profissional docente fundamentam-se em García (1999); Day (2001), Imbernón (2011); Ramalho, Nuñez; Gauthier (2003) e entre outros. Quanto aos saberes docentes e a prática docentea temos como referência as contribuições de Tardif (2014); Pimenta (2012); Gauthier (2013) e Franco (2012). Com relação à aprendizagem utilizamos Vygotsky (1988, 1991, 1993); Ausubel (2001) e entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010); Nóvoa (1995); Clandinin e Connelly (2015) entres outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa de abordagem autobiográfica, desenvolvida com oito professores formadores da Universidade Federal de Piauí. Para a produção de dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e o memorial de formação. Os dados empíricos produzidos foram organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme as proposições de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores formadores na sua prática docente foram construindo diversos saberes durante o seu percurso profissional, no processo de desenvolvimento profissional, contribuindo deste modo para uma atuação mais segura, a tomada de decisões no cotidiano do trabalho, uma prática docente mais inovadora, repercutindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educando no Ensino Superior, proporcionando assim, uma aprendizagem inclusiva na formação inicial de professores. O desenvolvimento profissional dos professores formadores contribui com a construção e reconstrução de saberes favorecendo a aprendizagem inclusiva, quando promove a compreensão da centralidade da aprendizagem na prática docente do professor do ensino superior do Curso de Pedagogia. Podemos concluir que o uso de estratégias de ensino (de pesquisa, ativas, inovadoras, entre outras) pelos professores formadores, no processo de formação inicial de professores para a educação básica, favorece a aprendizagem inclusiva, promovendo a autonomia no aprender a aprender, o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores em formação inicial do Curso de Pedagogia.