A docência surge na intencionalidade do ato educativo quando os sujeitos aptos ao seu exercício, a exercitam e refletem sobre seus fundamentos teóricos e práticos advindos de conhecimentos do senso comum, acadêmico e profissional, adquiridos ao longo de sua trajetória de vida e formação acadêmica e profissional. Nas duas primeiras décadas do século XXI, estudos e pesquisas apresentadas por Mizukami (2005-2006), Morosini (2006), Franco (2008), Gatti (2019), ratificam a necessidade de investigações sobre os professores formadores e suas práticas, indicando que para além das ações e formas de mediação pedagógica, importa investigar as bases epistemológicas que fundamentam suas concepções de docência, orientam e ressignificam suas práticas rompendo com os modelos reducionistas de formação e atuação docente ora sob a primazia do “saber”, ora do “saber fazer” (FRANCO, 2008). Para tanto, a pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo, analisar as bases epistemológicas da docência que orientam as práticas formativas de professores e suas interferências na formação e atuação docente no contexto dos cursos de licenciatura no IFPI - Campus Teresina Central. A constituição de um mosaico epistemológico fundamentado na multirreferencialidade (BARBOSA, 1998), dá lugar as formas reducionistas de analisar a educação, a pedagogia e a docência, nas perspectivas de Freire (1996), Houssaye (2004) e Franco (2016), respectivamente. A pesquisa qualitativa em educação de abordagem subjetivista na perspectiva fenomenológico-hermenêutica tem como método a Entrevista Compreensiva (EC) proposta por Kaufman (2013), tendo em vista a construção da teoria fundamentada em dados. Os interlocutores participantes da pesquisa são oito professores dos cursos de licenciatura ofertados no IFPI – Campus Teresina Central. A entrevista caracterizada como conversação é orientada por grade de perguntas, organizada por eixos temáticos e etapas no processo de construção do conhecimento. Os pressupostos teórico-metodológicos da EC subvertem as formas mais usuais de pesquisa, em que o movimento dialético - da subjetivação à objetivação, considerando a dinâmica compreensão, interpretação, nova compreensão, resulta na construção do objeto, constituindo novos aportes teóricos consoantes com as finalidades da pesquisa. A pesquisa torna-se relevante ao buscar a compreensão e interpretação dos fundamentos teórico-práticos que orientam as práticas formativas do professor, em contexto peculiar, em que a docência se configura multifacetada dada a atuação do professor em diferentes níveis e modalidades de ensino no mesmo contexto institucional. Nessa perspectiva, prenuncia-se que o professor formador, para potencializar seus conhecimentos pertinentes à docência em suas práticas formativas, necessita refletir sobre quais bases epistemológicas alicerçam seus conhecimentos na universalidade, particularidade, singularidade, temporalidade e historicidade de sua atuação. Acredita-se que a pesquisa contribui para aprofundar as discussões acerca das práticas formativas do professor formador, tendo em vista a melhoria de sua atuação e, consequentemente, do processo de formação de professores para a educação básica.