SANTOS, José Marcelo Costa dos. Memórias em Correntezas Poéticas: ser e tornar-
se professor/a nas travessias de Ilha Grande do Piauí (1960-1996). 2020. 271 f. Tese
(Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, 2020.
RESUMO
O presente estudo tem como objeto de análise a memória de formação dos professores
ribeirinhos de Ilha Grande do Piauí, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1960 –
marco do início do magistério desses docentes – a 1996, período que marca o término
das atividades docentes de alguns desses colaboradores nas terras de Ilha Grande do
Piauí. O estudo se desenvolveu numa relação de proposição entre poesia, teoria e
empiria, tendo a seguinte problemática de investigação: De que maneira a memória de
formação se constituiu como correntezas na experiência social dos docentes de Ilha
Grande do Piauí, revelando aspectos de uma prática pedagógica docente que tornou-se
significativa e transformadora? O objetivo geral foi interpretar a memória de formação
dos professores ribeirinhos de Ilha Grande do Piauí como experiência social reveladora
de aspectos de uma prática pedagógica docente significativa e transformadora.
Especificamente, buscamos: Relacionar a memória de formação dos professores de Ilha
Grande com aspectos de História da Educação do Brasil e do Piauí; Analisar de que
forma as experiências de formação na docência se constituíram como processo de
produção de sentido e transformação para os professores ilhagrandenses; Caracterizar
como se deu o processo de ser e tornar-se professor/a ribeirinho/a, considerando o
período de 1960 a 1996; Mostrar como a prática pedagógica docente desenvolvida por
esses professores tornou-se significativa e transformadora. Defendemos a tese de que a
memória de formação se constituiu como correntezas na experiência social dos
professores de Ilha Grande do Piauí, revelando aspectos de uma prática pedagógica
docente que produziu sentido e transformou vidas nas travessias do magistério,
oportunizando mudanças pessoais, profissionais, culturais, sociais e econômicas nos
povoados do Delta do Rio Parnaíba. A presente tese se desenvolveu mediante uma
pesquisa histórica e documental, de abordagem qualitativa, no campo da História da
Educação, com enfoque no Piauí, contemplando o ramo dos Estudos Culturais,
mediante aproximações com a metodologia de História Oral, tendo como colaboradores
onze professores de Ilha Grande do Piauí. Os instrumentos de coleta de dados foram os
relatos produzidos pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica
de produção de relatos de história oral de vida e a análise de documentos e fontes
iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros: nos construtos sobre pesquisa
em História Cultural e Memória, estudos de Chartier (1990) e Halbwachs (2006); no
campo da História do Brasil e do Piauí, postulados de Aranha (2006), Brito (1996),
Ferro (2010; 1996) e Vilella (2008; 2000); no âmbito da História Oral, Meihy (1998);
na esfera sobre formação docente e prática pedagógica docente, aportes de Franco
(2016; 2015), Freire (1999; 1996), Nóvoa (1992; 1987), Pimenta (2005) e Zabala
(1998). A pesquisa apontou a ratificação da tese e mostrou, por meio da análise da
memória de formação dos professores ribeirinhos, que a prática desenvolvida por esses
docentes influenciou na mudança de aspectos de suas vidas, tornando-se significativa e
transformadora, no que diz respeito à experiência social, crescimento profissional e
melhoria da qualidade de vida nos povoados do Delta do Rio Parnaíba, nas extensões de
Ilha Grande do Piauí.
PALAVRAS-CHAVE: Ilha Grande do Piauí. Memória de Formação. Prática
Pedagógica Docente. Professores Ribeirinhos. Transformação.