A presente tese tem como objetivo compreender a partir das narrativas dos coordenadores pedagógicos quais os saberes/fazeres construídos por eles na formação profissional e prática gestora. Para isso elaboramos a seguinte questão problema: como os coordenadores pedagógicos construíram seus saberes/fazeres durante a formação profissional e na prática gestora? A coordenação pedagógica consiste num cargo da gestão escolar, assumida geralmente pelo pedagogo, que na escola é visto como gestor das práticas pedagógicas. Portanto, pressupõe-se que este deva se apropriar de um conjunto de saberes/fazeres inerentes a ação pedagógica, o que inclui conhecimentos acerca da prática educativa, da atividade docente e gestora, construídos na formação profissional e operacionalizados na prática gestora. Diante dessas questões elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar nas narrativas sobre formação profissional dos coordenadores pedagógicos como ocorreu a construção de saberes; analisar quais os fazeres dos coordenadores no cotidiano da gestão pedagógica; compreender quais saberes/fazeres são mobilizados pelos coordenadores na prática da gestão pedagógica. A metodologia do presente estudo está ancorado nos pressupostos da Etnometodologia como teoria do social, do cotidiano, e das situações práticas e corriqueiras dos atores sociais – Coulon (1995), Garfinkel (2018). Os instrumentos de coleta e análise de dados utilizados foram a Observação Participante associada ao Diário de Campo, com o uso das narrativas por meio da Entrevista Narrativa realizada com duas coordenadoras pedagógicas que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Teresina – Piauí. Este trabalho contribui para ampliação dos debates acerca da construção dos saberes/fazeres dos coordenadores pedagógicos a partir de suas formações (pessoal/profissional) nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, discussões no âmbito curricular acerca da formação de gestores escolares e como na prática os saberes se manifestam e são ressignificados a partir das experiências que os coordenadores passam no cotidiano da ação pedagógica.