Esta pesquisa, intitulada “História da Profissão Docente no Piauí: notícias, mensagens e discursos (1910-1961)”, tem como objetivo geral investigar a profissão docente, especialmente, as imagens sociais e condições de trabalho no Piauí por meio de notícias, mensagens e discursos no período de 1910 a 1961. O recorte temporal se justifica pela oficialização da Escola Normal no Piauí em 1910 e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/1961), por considerar a relevância desses fatos históricos para a história da educação e profissão docente. Para a realização desta investigação, foram utilizados referenciais teóricos e metodológicos pautados na vertente teórica da Nova História Cultural, adotaram-se autores como: Chartier (1990), Le goff (2003); teóricos da área da história da profissão docente: Vicentini e Lugli (2009), Novoa (1986, 2000), Tanuri (2000), Villela (2000), Sousa (2015), Lopes (2008), Fischer (2005); teóricos da história da educação piauiense: Brito (1996), Castelo Branco (2005), Queiroz (2011), Cardoso (2012); teóricos da Imprensa: Barros (2004, 2019), Luca (2015), Pinheiro (2017) entre outros. Para a realização do estudo, utilizaram-se fontes hemerográficas (notícias e discursos jornalísticos) e mensagens governamentais, encontrados nos seguintes jornais: “A Escola”, “Alto Longá”, “O Piauhy”, “Diario do Piahuy”, “O Nordeste”, “Vanguarda”, “A Luz”, “Semana”, “Monitor Comercial”, “O Fanal”, “O momento” e o “Diario Oficial”, dispostos no Acervo virtual do jornalismo piauiense e no Arquivo Público do Piauí- Casa Anísio Brito. Parcialmente, este estudo se divide em três fases: 1910 a 1933; 1933 a 1946 e 1946 a 1961, levaram-se em conta importantes leis que nortearam a educação e consequentemente a profissão docente no Brasil e no Estado do Piauí. A análise parcial foi realizada principalmente por meio dos discursos e notícias jornalísticas aliadas com mensagens governamentais, por entendermos a contribuição da imprensa como fonte de pesquisa em educação.