ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Palavras-Chave: Prática Pedagógica. Aspectos teórico-metodológicos. Ensino de geografia. Ensino Médio.
RESUMO
O presente estudo buscou compreender a prática pedagógica do professor de geografia a partir da seguinte problema de pesquisa: Quais as opções teórico-metodológicas orientam a prática pedagógica dos professores de geografia do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem dos alunos? Nosso objeto de estudo é a prática pedagógica do professor de geografia com o objetivo de analisar os aspectos teórico-metodológicos que norteiam a prática pedagógica dos professores de geografia e suas implicações na aprendizagem dos alunos. Para isso, como objetivos específicos buscamos: traçar o perfil profissional do professor de geografia, compreendendo os aspectos da formação inicial e continuada e da experiência docente presentes na sua prática pedagógica; identificar as concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica dos professores de geografia; descrever as implicações das opções teóricas nos aspectos metodológicos da prática pedagógica dos professores de geografia na aprendizagem dos alunos. Para fundamentação do objeto de estudo nos apoiamos em: Behrens (2011), Bordenave, Pereira (2008), BRASIL (1996, 1998, 2008), Callai, (1998), Cassab (2009), Cavaco (1999), Gatti; Barretto (2009), Kaercher (1999, 2003), dentre outros. Quanto à metodologia da investigação nos apoiamos em Flick (2009), Gatti; Andrè (2010), Gibbs (2009) e Bardin (2011). A pesquisa possui abordagem qualitativa descritiva, com a utilização de questionário e da observação como instrumento de coleta dos dados. Foram aplicados a 05 (cinco) questionários aos interlocutores do estudo, sendo: 02 (dois) da Unidade Escolar Joaquim Parente (UEJP) e 03 (três) do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Franklin Dória (CEMTI FD). Para organização e interpretação dos dados fez-se uso da análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os dados produzidos estão organizados em três categorias gerais: Prática pedagógica como reflexo da formação inicial e continuada dos professores; Prática Pedagógica: aspectos teóricos do Ensino da geografia no Ensino Médio; Prática Pedagógica: aspectos metodológicos do Ensino da geografia no Ensino Médio. O estudo mostra que (RESULTADOS).