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Banca de DEFESA: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO
DATA: 26/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ednardo-monteiro-gonzaga-do-monti
TÍTULO: Concertos pelo Sertão: formAção e Mediação Cultural do Maestro Aurélio Melo
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Educação Musical; Mediação Cultural; Piauí; Aurélio Melo
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo interpretar a trajetória de formação e mediação cultural do Maestro Raimundo Aurélio Melo.  Numa perspectiva da História da Educação três questões norteadoras foram constituídas: Quais foram as referências nas quais Aurélio Melo se inspirou em sua formação? Quais motivações o impulsionaram a dedicar sua trajetória profissional à Mediação Cultural? Quais as relações dos seus projetos, arranjos e composições com a identidade cultural do estado? Os objetivos específicos estabelecidos em vista a atender as indagações iniciais foram os seguintes: Conhecer os registros documentais sobre a trajetória de formação e ação de Aurélio Melo por meio do acervo do Coral da Universidade Federal; Refletir sobre os projetos culturais liderados pelo Maestro para a formação de plateia e sua relação com a identidade cultural piauiense; Analisar as estratégias de Mediação Cultural por meio do repertório selecionado pelo Maestro piauiense, percebendo como recorte temporal inicial no ano de 1993  e final em 2012. A fundamentação teórica ficou a cargo dos autores Gomes e Hansen (2016), Perrotti e Pieruccini (2014), Coelho (1997) e Sirinelli (2003) acerca da Mediação Cultural; tratando-se da Ilusão Biográfica, Trajetória, Capitais Cultural, Simbólico e Social utilizou-se os pensamentos de Bourdieu (2004, 2006); Monti (2014, 2015) contribuiu com o uso das partituras como documentos históricos e a contemplação do belo como fomento educativo; Sobre Lugares de Memória alicerçou-se em Nora (1993) e Ricoeur (1993); Quanto à Memória Coletiva, se recorreu a Halbwachs (1990); Elias e Scotson (2000) colaboraram com o conceito de estabelecidos e outsiders. Optou-se por uma abordagem narrativa (auto)biográfica nas entrevistas feitas a Aurélio Melo, ao lado de entrevistas semiestruturadas direcionadas a doze sujeitos contemporâneos do protagonista da pesquisa. Estas narrativas foram articuladas com documentos pertencentes ao Acervo do Coral da Universidade Federal do Piauí, fotografias do acervo pessoal da pesquisadora; publicações da Orquestra Sinfônica de Teresina:  a Revista Orquestra Sinfônica de Teresina (2014) Petrobras apresenta: Concertos Pelo Sertão com a Orquestra Sinfônica de Teresina (2010); uma publicação do Diário Oficial do Governo do Estado do Piauí (2015); dois DVDs – Missa de São Benedito (2013) e Cantata Gonzaguiana (2015)  e o documentário Concertos Pelo Sertão (2010). Sendo assim, como considerações parciais, foi possível perceber que as referências contempladas por Raimundo Aurélio Melo em sua formação musical foram significativas para as suas escolhas como Educador Musical e Mediador Cultural. Suas motivações aparecem alicerçadas em um propósito de tornar a Música acessível ao público, principalmente àquele formado por pessoas com poucas possibilidades de exposição a bens culturais no seu cotidiano. Enfim, depreende-se que uma preocupação constante do Músico foi direcionar os seus trabalhos para uma consolidação identitária cultural no estado do Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Externo à Instituição - MONIQUE ANDRIES NOGUEIRA - UFRJ
Externo à Instituição - ALEXANDRA LIMA DA SILVA - UERJ
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 14:00
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