A tese apresenta um estudo sobre o perfil formativo dos professores de Física que atuam no Ensino Médio no estado do Piauí após uma década da criação e expansão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT), que foi estabelecido pelo Decreto Presidencial nº 6093/07 epela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, respectivamente, fazendo parte do REUNI a Universiade Federal do Piaupi e da RFEPT o Instituto Federal do Piauí (IFPI), tendo em consideração o que exige a LDB nº 9.394/96 que apresenta a formação mínima exigida para a função. O estudo é uma pesquisa descritivo-analítica, documental e bibliográfica, pois foram realizados levantamentos de dados secundários do quantitativo de turmas e docentes que atuam no Ensino Médio no estado do Piauí nos anos de 2008 e 2017, tendo como fonte de dados os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para extração dos dados, foi utilizado o Programa Statistical Package for the Social Siences (SPSS). Também foi realizado levantamento do número de oferta de vagas, ingressantes e número de formandos das IES ofertantes dos cursos de Licenciatura e Bacharrelado em Física no estado do Piauí dos anos de 2008 a 2017. Os números revelaram que houve um avanço no número de docentes com Licenciatura em Física, comparando o ano de 2008, após a criação do REUNI e da RFEPT, com a década seguinte, o ano de 2017, todavia esse avanço ainda se mostra distante da meta proposta no PNE e da exigência da LDB, mostram ainda que houve um crescimento no número de docentes com especialização e mestrado no comparativo de uma década.