A criatividade constitui uma das habilidades mais relevantes na atualidade, necessária em todas as esferas da sociedade e requisitada nos mais distintos momentos e situações. Nesse sentido, associada às altas habilidades torna-se ainda mais potente. Nesse sentido, a presente tese trata de uma investigação sobre a conexão entre Criatividade, Artes Visuais e Altas habilidades/Superdotação e está vinculada à linha de pesquisa Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão. A relevância do trabalho justifica-se por se observar que existe uma carência de pesquisas que relacionem as áreas de Artes Visuais e Altas habilidade/Superdotação, especialmente no Nordeste do Brasil. O estudo teve por objetivo investigar a expressão criativa em educandos em processo de identificação de altas habilidades/superdotação a partir de práticas em Artes Visuais. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Participaram do estudo nove adolescentes do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação do Piauí (NAAH/S-PI) e a professora de Artes da instituição no período de agosto a setembro de 2019 e, como informantes, a psicóloga e a diretora. A coleta de dados ocorreu a partir do curso “Artexpansões: exercícios de criatividade”, realizado em 5 encontros de 4 horas, no qual foram adotadas distintas técnicas visando explorar o processo criativo dos educandos. Os instrumentos adotados foram o questionário realizado com os alunos e um portfólio, além de entrevistas com a diretora, a psicóloga e a professora. Todos os encontros foram registrados em vídeos e as atividades também foram fotografadas. A análise dos dados será feita a partir das imagens dos produtos dos educandos e das entrevistas.