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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNÓLIA MOREIRA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNÓLIA MOREIRA E SILVA
DATA: 30/11/2020
HORA: 08:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Significado e sentido; Relação afeto e intelecto; Atividade Pedagógica. Formação humana.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O projeto de pesquisa intitulado “As significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no ensino fundamental mediando a atividade pedagógica” vincula-se à linha de pesquisa Formação humana e processos educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. O projeto parte da premissa de que  toda e qualquer relação afeta e deixa marcas nos sujeitos envolvidos e, mais, em relação aos processos educativos, particularmente, no desenvolvimento da atividade pedagógica,  o envolvimento dos alunos é mediado pela relação afeto e intelecto. Nessa direção, questiona-se: o que os professores e professoras sabem sobre isso? Como significam essa relação no processo de desenvolvimento dos alunos nas atividades pedagógicas? A partir dessas reflexões, apontamos o problema de pesquisa: como se constituem as significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no Ensino Fundamental e de que modo elas medeiam o desenvolvimento da atividade pedagógica? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as significações de professores sobre a relação afetividade e aprendizagem no Ensino Fundamental que medeiam o desenvolvimento da atividade pedagógica. Especificamente, a pesquisa objetiva conhecer o que professores e professoras sabem sobre a relação afeto e intelecto na formação da pessoa humana; analisar as significações de professores e professoras acerca da mediação dessa relação na aprendizagem dos alunos e alunas na escola; compreender como professores e professoras desenvolvem a atividade pedagógica levando em conta a mediação dos afetos na produção do conhecimento pelos discentes. A pesquisa se fundamenta nos aportes teórico-metodológicos da Psicologia Histórico Cultural, na Filosofia de Espinosa e na Pedagogia Histórico Crítica. Tendo em vista o objeto de estudo e a necessária participação dos professores e professoras do ensino fundamental nessa investigação, adotamos como metodologia a Pesquisa - formação. Participam da investigação 21 docentes que atuam anos iniciais de uma escola filantrópica localizada em um bairro de alta vulnerabilidade social e econômica da capital piauiense. Os instrumentos da produção de dados são oficinas formativas e memorial reflexivo do processo formativo. Os resultados deste estudo pretendem expandir as significações dos professores e professoras acerca da relação afetividade e aprendizagem no desenvolvimento da atividade pedagógica, contribuindo para construção de discussão crítica acerca desta  problemática e, assim, oferecer um conhecimento teórico-metodológico que contribua com a formação de docentes e, consequentemente, com a melhoria da qualidade das atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação básica.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externo à Instituição - ANTÔNIA BATISTA MARQUES - UERN
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 16:28
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