A docência, considerando suas singularidades, se constitui num processo de formação contínua e inconclusa de mobilização de diferentes saberes que requer, também, investimentos quanto à elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Com a finalidade de analisar como os professores bacharéis que atuam nas licenciaturas do IFPI se constituem formadores de professores considerando os saberes mobilizados na docência foi sistematizada a presente produção de tese doutoral. Partimos do pressuposto de que os professores bacharéis se constituem como docentes a partir da sua experiência profissional e do conhecimento de sua área de formação, considerando-os base de sua docência e atuação como formadores de professores. Destarte, essas reflexões iniciais permitem levantar o seguinte problema de investigação: Como os professores bacharéis que atuam nas licenciaturas do IFPI se constituem formadores de professores considerando os saberes mobilizados na docência? E estabelecer como objetivos específicos: Compreender as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam como formadores nas licenciaturas do IFPI; Identificar tempos- espaços, saberes e práticas que colaboram na constituição da docência do professor bacharel formador de professores; Analisar os saberes construídos na experiência profissional do professor bacharel e que possibilitam o desenvolvimento e ressignificação da docência nas licenciaturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de narrativas (auto) biográficas com a utilização de técnicas de produção de dados como cartas pedagógicas e entrevista narrativa com 10 (dez) docentes que atuam nos cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior. A investigação, inicialmente, considera como bases de fundamentação teórica os estudos de autores de acordo com suas respectivas linhas de produção científica como: Narrativas (auto) biográfica: Abrahão e Passeggi (2012); Nóvoa; Finger (2010); Poirrier, Clapier-valladon e Raybaut (1999); Ricoeur (2011); Souza (2006; 2019); Fenomenologia Hermenêutica: Bicudo (1989); Gadamer (1997; 2012); Grondin(1999); Heidegger (2005); Ricoeur (1987); Schütz (1974, 2019); Saberes e Formação docente: Gauthier (2013); Josso (2004); Nóvoa (1992, 1999); Pimenta (2012);Tardif (2014); Docência na Educação Superior: Almeida (2012); Almeida e Pimenta (2009); Anastasiou e Pimenta(2002); Masseto(2012, 2014); Zabalza (2004); Professor Formador: Freire (2002), Fiorentini (2004), Garcia (1991), Mizukami (2006) entre outros pesquisadores que empreendem estudos relacionados a temas que se aproximam da discussão desta produção científica evidenciando os saberes e experiências da formação docente do professor bacharel. O estudo indica que os professores formadores bacharéis investigados aprenderam sobre a docência no contexto da realização de suas práticas de docência e aplicam os métodos e estratégias de ensino que aprenderam na observação e imitação de seus professores durante todo seu processo de formação acadêmica. Esta consideração nos conduz destacar a necessidade de reflexão sobre estes formadores e suas práticas bem como sobre a dicotomia entre Bacharelado e Licenciatura enquanto processos formativos distintos e específicos para atuação profissional. Problematizar sobre os saberes da formação docente, os conteúdos e o contexto da área específica dos professores bacharéis como elementos mobilizados pelos bacharéis que atuam como formadores nos direciona a defender que os professores e a instituição assumam o protagonismo em políticas e diálogo para a formação contínua do professor formador.