A dinamicidade do cotidiano requer do cidadão a capacidade de avaliar, de forma crítica, as informações que o circundam, o que implica no domínio de vários conhecimentos, dentre eles, coletar, resumir dados e associar chances de ocorrência de eventos, ou seja, conhecimentos estatísticos e probabilísticos. Devido à sua relevância, eles foram inseridos na Educação Básica brasileira no currículo da Matemática. Porém, esse conteúdo não costuma ser ensinado pelos professores de Matemática no Ensino Médio ou, quando o fazem, não utilizam a experimentação como metodologia. Nesse contexto, estudos realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, aliados à nossa experiência docente, impulsionaram o surgimento de uma proposta de intervenção nesta realidade por meio da oferta de um curso de formação que fomentasse, simultaneamente, o desenvolvimento do profissional reflexivo, do pensamento estatístico e do conhecimento pedagógico do conteúdo nos professores de Matemática. O curso foi ofertado para oito professores de Matemática do Ensino Médio da rede pública de ensino na cidade de Teresina/PI, fundamentando-se no desenvolvimento do pensamento estatístico de Wild e Pfannkuch (1999), do profissional reflexivo de Schön (2000) e do conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman (1986, 1987). Sua natureza foi teórico-prática e a transformação da ação docente foi centro dessa formação. Foi nessa perspectiva que surgiu o problema de pesquisa: como a formação estatística, prática e reflexiva do professor de Matemática do Ensino Médio, recebida no curso, influencia em sua ação pedagógica? O presente trabalho analisa como a formação do pensamento estatístico do professor de Matemática do Ensino Médio influencia em sua ação pedagógica. Especificamente, caracteriza o perfil de formação dos professores de Matemática; identifica as contribuições da formação estatística reflexiva para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo específico e para o desenvolvimento do pensamento estatístico dos professores; descreve a ação do professor no desenvolvimento do pensamento estatístico do seu aluno durante a aplicação de oficinas. Essa pesquisa tem natureza qualitativa de intervenção do tipo pesquisa-ação (BARBIER, 2002; MINAYO, 2002). A produção dos dados decorre da entrevista coletiva, da observação participante e de grupo focal. A organização dos dados seguiu as indicações de Bardin (2016) e Guerra (2006), através da análise de conteúdo, e a interpretação ancorou-se na hermenêutica de Gadamer (1998, 2002). Os resultados obtidos indicam que a participação do professor no curso de formação oportunizou, por um lado, o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de Estatística, do pensamento estatístico. E, por outro lado, possibilitou a formação do profissional reflexivo, autônomo, implicando em uma atuação docente que leva seus alunos a aprenderem através da prática experimental. Isso significa que o curso ofertado a professores de Matemática que não utilizavam experimentos nas aulas de Estatística proporcionou a formação de um professor autônomo que supera as amarras da racionalidade técnica na direção do desenvolvimento profissional fundamentado em teoria, fortalecido pela prática e permeado pela reflexão. A investigação, portanto, traz elementos que aprofundam a discussão sobre a formação estatística reflexiva do professor de Matemática e do desenvolvimento do pensamento estatístico de forma pragmática fornecendo novos elementos para o campo da epistemologia da prática docente