No presente século, a distância entre os povos e as instituições, assim como o acesso às informações, tornou algo a ser vencido através da tecnologia e com os meios de comunicação pelo advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). No campo de formação humana, a modalidade da Educação a Distância (EaD), vigorosamente, tornou-se uma ferramenta para auxílio daqueles que aspiram por conhecimento e não disponibilizam de condições de estarem presencialmente nas intuições de ensino. Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na formação de professores a distância. O processo de investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, em decorrência dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral foi analisar o ambiente virtual SIGAA como ciberespaço de construção de saberes no curso de Pedagogia a distância do CEAD/UFPI. Especificamente, nos movemos no sentido de descrever a dinâmica de funcionamento do Ambiente Virtual SIGAA, utilizado no Curso de Pedagogia a distância do CEAD/UFPI; identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos alunos do curso de Pedagogia a distância no SIGAA e caracterizar a prática educativa realizada nos fóruns de discussão no ambiente virtual SIGAA no curso de Pedagogia a distância da UFPI. Para isso, a pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida na perspectiva da Netnometodologia, que se fundamenta nos princípios da Etnometodologia e da Netnografia (KOZINETS, 2017, 2015, 2014; COULON, 2017, 1995). O campo de estudo são as TDIC e a formação docente (SOUSA, 2011; SARAIVA, 2010; LÉVY, 1999; TARDIF, 2008; KENSKI, 2004; THERRIEN, 2004; NÓVOA, 1992), dentre outros. O lócus de estudo foi à plataforma SIGAA, utilizada como ambiente virtual nos cursos da UFPI, sobremodo no Curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os participantes foram alunos e tutores do Curso de Pedagogia a distância do Polo de Floriano-PI. Os dados foram produzidos por meio do questionário on-line, da observação netnometodológica e da entrevista coletiva. Utilizamos a análise de conteúdo para categorização dos dados (BARDIN, 2011) e compreensão da rede interativa de saberes estabelecidos entre os participantes. A interpretação ancora-se na hermenêutica (MINAYO, 2006; STEIN, 2015). Conforme os resultados encontrados, os saberes pedagógicos são mobilizados no curso de Pedagogia a distância do CEAD/UFPI, sendo evidenciados, nos fóruns de discussão, as relações de comunicação, contextualização do conteúdo e troca de experiências estabelecidas entre os participantes através da dinâmica de interação ocorrida no ambiente virtual de aprendizagem SIGAA. No entanto, é preciso repensar a sua organização e utilização pelos professores e tutores, de modo que possibilite a aproximação entre professor-tutor-aluno para promover uma aprendizagem significativa e de qualidade nesta modalidade. O SIGAA, como ciberespaço de formação, possibilita aos sujeitos estarem interligados em tempos e locais geográficos distintos, desterritorializando saberes. O estudo possibilitou, também, uma reflexão sobre as implicações da formação de pedagogo na EaD, evidenciando o saber-fazer no ensino a distância, ampliando a compreensão sobre as TDIC, o campo da formação e da epistemologia da prática profissional docente.