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Banca de QUALIFICAÇÃO: DILLIANY MOUZINHO PEDROSA CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DILLIANY MOUZINHO PEDROSA CASTRO
DATA: 28/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES SOBRE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: : Ensino de Matemática. Significados e Sentidos. Pesquisa formação. Formação Contínua de Professores. Prática Educativa
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional
RESUMO:

O interesse em realizar estudos e pesquisas acerca do processo de significação dos professores sobre ensinar matemática se dá em razão de que embora a produção científica nessa área de conhecimento tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, não temos tantos estudos voltados especificamente para essa temática, sobretudo, considerando a base teórica que adotamos para essa investigação. A proposta desta pesquisa de mestrado está orientada pelas seguintes questões norteadoras: Que significados e sentidos vêm sendo produzidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensinar matemática? Estabelecemos como objetivo geral: Analisar os significados e sentidos acerca do ensinar matemática desenvolvidos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em contexto de formação contínua.  E, de modo específico, definimos os seguintes objetivos: Identificar as necessidades formativas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Desenvolver ações formativas que possibilitem o desenvolvimento dos sentidos de ensinar matemática; Explicar o potencial do processo de formação contínua como mediadores dos significados e sentidos que os professores desenvolvem sobre o ensinar matemática. Esta pesquisa tem como bases teóricas a Teoria Histórico Cultual (VIGOTSKI, 1998), por possibilitar a compreensão que o estudo do desenvolvimento da consciência do homem é inseparável do meio social e cultural em que está inserido.  O desenvolvimento da pesquisa empírica se deu por meio da pesquisa-formação, na qual nos fundamentamos em Ibiapina (2010; 2020), e Longarezi e Silva (2008). Assim, realizamos encontros formativos (MOURA, 2010), realizamos entrevista reflexiva de acordo com Szymanski (2004), cartas pedagógicas (Morais, 2018) e seções reflexivas (Liberali, 2010), por possibilitarem um processo de reflexão crítica quando o sujeito falar e refletir sobre suas vivências, produz significações e possíveis explicações que ajudam a desenvolver a compreensão acerca da realidade. Para análise e interpretação dos dados utilizarmos a proposta dos Núcleos de Significação, desenvolvidos por Aguiar e Ozella (2013). A pesquisa formação se reveleou como  possibilidade dos professores desenvolveram as significações acerca do ensinar matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - CELINA AMELIA DA SILVA - UEMA
Notícia cadastrada em: 13/01/2021 16:56
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