O interesse em realizar estudos e pesquisas acerca do processo de significação dos professores sobre ensinar matemática se dá em razão de que embora a produção científica nessa área de conhecimento tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, não temos tantos estudos voltados especificamente para essa temática, sobretudo, considerando a base teórica que adotamos para essa investigação. A proposta desta pesquisa de mestrado está orientada pelas seguintes questões norteadoras: Que significados e sentidos vêm sendo produzidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensinar matemática? Estabelecemos como objetivo geral: Analisar os significados e sentidos acerca do ensinar matemática desenvolvidos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em contexto de formação contínua. E, de modo específico, definimos os seguintes objetivos: Identificar as necessidades formativas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Desenvolver ações formativas que possibilitem o desenvolvimento dos sentidos de ensinar matemática; Explicar o potencial do processo de formação contínua como mediadores dos significados e sentidos que os professores desenvolvem sobre o ensinar matemática. Esta pesquisa tem como bases teóricas a Teoria Histórico Cultual (VIGOTSKI, 1998), por possibilitar a compreensão que o estudo do desenvolvimento da consciência do homem é inseparável do meio social e cultural em que está inserido. O desenvolvimento da pesquisa empírica se deu por meio da pesquisa-formação, na qual nos fundamentamos em Ibiapina (2010; 2020), e Longarezi e Silva (2008). Assim, realizamos encontros formativos (MOURA, 2010), realizamos entrevista reflexiva de acordo com Szymanski (2004), cartas pedagógicas (Morais, 2018) e seções reflexivas (Liberali, 2010), por possibilitarem um processo de reflexão crítica quando o sujeito falar e refletir sobre suas vivências, produz significações e possíveis explicações que ajudam a desenvolver a compreensão acerca da realidade. Para análise e interpretação dos dados utilizarmos a proposta dos Núcleos de Significação, desenvolvidos por Aguiar e Ozella (2013). A pesquisa formação se reveleou como possibilidade dos professores desenvolveram as significações acerca do ensinar matemática.