O estudo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores e a prática avaliativa na educação de jovens e adultos. Vincula-se à linha de pesquisa: formação docente e prática educativa, do programa de pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa formação continuada com foco na prática avaliativa dos professores, com vistas a reconstrução da prática avaliativa. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores de jovens e adultos da rede estadual de ensino de Alto Longa, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico afigura-se como uma pesquisa-ação colaborativa do tipo qualitativa, segundo contribuições Franco (2005), Desgagné (2007), Marelhos (2011). A opção pela abordagem de pesquisa ação colaborativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. O interesse por esse estudo despertou a atenção para a educação de jovens e adultos, a qual consideramos incipiente, emergindo o desejo de investigar e aprofundar os estudos acerca da formação continuada de professor da EJA e sua implicação na prática avaliativa. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a formação continuada contribui para a compreensão da avaliação da aprendizagem e a reconstrução da prática avaliativa dos professores da educação de jovens e adultos? Pensando no ponto de chegada da pesquisa, elegemos como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada para a compreensão da avaliação da aprendizagem e a reconstrução da prática avaliativa do professor da Educação de Jovens e Adultas. Para teorização do estudo fundamentam-se além de documentos disponibilizados as ideias de Nóvoa (1991), Imbernon (2010), Formosinho (2009), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Anastasiou (2005), Schon (2000), Zeichner (1998), Tardif (2012), Day (2001), que discutem sobre a formação continuada e formação docente; Luckesi (2011), Zabala (2014), Scallon (2018), Libaneo (1994), hoffmann (2010) debatem sobre a avaliação da aprendizagem, critérios e indicadores; Knowles (2009), Kolb (2014), Moura (2003), Paiva e Oliveira (2009), Arroyou ( discutem sobre Educação de Jovens e Adultos; Ensino e Aprendizagem; Prática Pedagógica, entre outros. Para produção das informações os procedimentos metodológicos adotados serão utilizadas questionário, entrevista com o grupo focal e diário de campo, a formação continuada será realizada na escola, lócus do estudo. Para a organização das informações e sua análise, utilizaremos a Análise do Discurso, na perspectiva de Bardin.