A expansão da universidade através criação de novos cursos e do aumento do número de matrículas tem sido favorecida pelo processo de democratização do acesso ao ensino universitário porque passa o nível superior brasileiro público e privado, nas últimas décadas. Este contexto, favoreceu o acesso de um público diversificado de pessoas e também de pessoas que aprendem de formas diferentes, entre elas, os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). Um dos atores que contribuem para a implementação de práticas educativas inclusivas no contexto universitário são os auxiliares acadêmicos/tutores por pares. Partindo da tese de que o trabalho com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na UFPI realizado a partir da Tutoria por Pares tem relevância no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal desses sujeitos, com claras implicações positivas para o grupo de tutores, este trabalho de pesquisa procura responder à seguinte questão: Como contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas no Ensino superior através da tutoria por pares? Pertencendo à linha de pesquisa Formação docente e prática educativa, a pesquisa tem como principal objetivo investigar as contribuições de uma formação virtual associada à tutoria por pares no contexto da pandemia para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas voltadas para a inclusão no Ensino Superior e como objetivos específicos: a) identificar o perfil de auxiliares acadêmicos/tutores por pares do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE); b) descrever as práticas educativas inclusivas desenvolvidas por auxiliares acadêmicos/tutores por pares na Universidade Federal do Piauí (UFPI); c) analisar as contribuições do curso de formação de tutores para as práticas educativas inclusivas junto ao aluno PAEE no ensino superior; d) auxiliar na construção de estratégias e adaptação de recursos didáticos para alunos PAEE de modo a fomentar práticas educativas inclusivas nos participantes da pesquisa; e) elaborar sugestões de orientação destinadas aos futuros auxiliares acadêmicos/ tutores por pares da UFPI. A pesquisa contou com a participação de 18 auxiliares acadêmicos/tutores por pares que, no período da pandemia mundial, participaram de modo totalmente virtual de 5 etapas deste estudo de caráter qualitativo na perspectiva da pesquisa-ação. As etapas foram: 1) aplicação de questionário inicial; 2) curso de Formação online de Auxiliares Acadêmicos/Tutores por Pares; 3) Avaliação do curso de formação de Auxiliares Acadêmicos/Tutores por Pares; 4) Instruções para orientação de novos auxiliares acadêmicos/tutores por pares de estudantes PAEE; 5) Experiências de auxiliares acadêmicos/tutores por pares com o ensino remoto. As informações foram analisadas através da análise de conteúdo de Franco (2003) e os resultados alcançados até o momento apontaram para algumas categorias: perfil dos auxiliares acadêmicos/tutores por pares; formação inicial; inclusão no ensino superior; concepções de auxiliares acadêmicos sobre a inclusão no ensino superior; práticas educativas inclusivas desenvolvidas por auxiliares acadêmicos; orientações aos novos auxiliares acadêmicos; a experiência como auxiliares acadêmicos/tutores por pares de estudantes PAEE no ensino superior. A parcial dos resultados mostra a relevância pessoal, social e acadêmica que os tutores por pares desempenham na inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior e os claros benefícios desta atuação para o tutor.