AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR PROFESSORES ACERCA DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS MIGRANTES E NATIVOS NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE BOM JESUS-PI
Representações Sociais; Imigração; Multiculturalismo; Migrantes, Nativos e Professor
Este trabalho teve como objetivo investigar as Representações Sociais partilhadas por professores acerca da interação entre alunos migrantes e nativos no Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI. Para contextualizar o objeto de estudo, procedeu-se uma análise da história da imigração no Brasil e particularmente na cidade de Bom Jesus-PI, além do conhecimento sobre o Multiculturalismo que discute sobre as diferenças de valores, de costumes e de crenças existentes entre indivíduos diferentes entre si. O estudo utilizou como referência a teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1998), a qual forneceu os elementos necessários para compreender o que representam os professores acerca do objeto de estudo: os alunos migrantes e nativos do Colégio Agrícola de Bom Jesus-PI. Dessa forma, buscou-se conhecer as Representações Sociais que esses professores constroem e partilham acerca da interação entre os alunos migrantes e nativos do Colégio Agrícola de Bom Jesus. O estudo partiu do presuposto de que essas representações orientam os sujeitos em suas práticas em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo por meio da técnica de análise categorial, conforme Bardim (2011). Os resultados demonstram que os professores elaboram e partilham representações a respeito dos alunos migrantes. O conjunto dessas representações os leva a tomar determinadas atitudes em suas estratégias de ensino. Através dessas representações, foi possível perceber que os professores representam os migrantes como possuidores de capitais cultural, social e econômico elevado. Tais representações exercem um grande poder em relação às atitudes dos professores que procuram trabalhar de forma mais estruturada para poder acompanhar as necessidades desse novo grupo de alunos.