REESCREVENDO A FORMAÇÃO, A EXPERIÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: AUTOBIOGRAFIZAÇÃO DE PEDAGOGOS EGRESSOS DA UFPI
Palavras-chave: Formação docente. Desenvolvimento profissional. Narrativas autobiográficas.
RESUMO
O debate educacional sobre formação de professores e sobre seu desenvolvimento profissional docente no interior da economia globalizada do presente século, apresenta a dinamicidade que vem fortalecer as propostas implantadas no século anterior e que se configura e se consolida no presente século. Neste contexto, a pesquisa parte do problema: como se dá o processo de desenvolvimento profissional docente efetivado pelos egressos do Curso de Pedagogia-UFPI desde a formação inicial? Tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento profissional docente dos egressos de Pedagogia da UFPI desde a formação inicial e por objetivos específicos: descrever as trajetórias da formação inicial dos egressos do curso de Pedagogia-UFPI e caracterizar o processo de desenvolvimento profissional no âmbito da formação continuada e prática docente dos egressos do curso de Pedagogia-UFPI. Portanto, o estudo em pauta discute sobre formação de professores fundamentado em Nóvoa (1992), Imbernón (2005); Pacheco e Flores (1999); Perrenoud (1993) e desenvolvimento profissional docente Lima (2003); Formosinho (2009); García (1999); Souza (2006), tendo como anteparo metodológico a Pesquisa Narrativa Abrahão e Frison (2012), Brito (2006), Bolivar (2002); Dosse (2009); Perez (2003); entre outros. A investigação desenvolve-se por meio da pesquisa qualitativa narrativa mediante o método autobiográfico, enquanto alternativa metodológica adequada quando se intenta articular a dimensão individual aos contextos e fenômenos sociais mais amplos. Para tanto, conta com a participação de 8 (oito) interlocutoras que atuam como docentes das séries iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Teresina-PI e possuem entre 7 a 25 anos de experiência profissional. A produção dos dados efetiva-se pelo emprego de memorial de formação. A análise interpretativa-compreensivados dados, desenvolve-se apoiada em Souza (2006), em três momentos assim definidos: Tempo I: Pré-análise/leitura cruzada; Tempo II: Leituta temática – unidade de análise descritiva e Tempo III: Leitura interpretativa-compreensiva do corpus.