OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leitura. Escrita. Educação Infantil.
Fundamentados em estudiosos, tais como Luria (2006), Vigotski (1993; 1998), Ferreiro e Teberosky (1999), dentre outros, reaçamos, neste estudo, a Educação Infantil como espaço/tempo aprendizado da leitura e da escrita. Aprendizado não focado na mera codificação e decodificação do código lingüístico, mas baseado na intervenção competente do professor ao propor atividades de linguagem escrita que levem as crianças a, gradativamente, apropriarem-se da leitura e da escrita através do contato cotidiano com esses objetos culturais. A partir das constatações apontadas no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil de que a linguagem escrita não está sendo adequadamente trabalhada nesta etapa da educação básica, ocorreu-nos o seguinte questionamento: quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Norteados por este questionamento, definimos como objetivo geral do estudo: Investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil e, mais especificamente: a) identificar nas propostas curriculares de instituições de Educação Infantil as orientações quanto ao trabalho com a leitura e a escrita; b) caracterizar práticas pedagógicas na Educação Infantil em relação à leitura e à escrita; c) analisar com que finalidade as crianças da Educação Infantil lêem e escrevem. Para a elucidação do nosso problema de pesquisa, optamos pela pesquisa narrativa como abordagem metodológica para o estudo, definindo como técnicas e instrumentos de produção de dados os diários de aula escritos pelas oito professoras interlocutoras da pesquisa; a observação das práticas das referidas professoras e a análise documental das propostas pedagógicas dos dois Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina selecionados como cenários para o estudo. Como procedimento de análise de dados, estamos utilizando a análise interpretativa proposta por Zabalza (2004). As análises apontam para usos diferenciados da leitura e da escrita nos dois contextos nos quais se realiza a pesquisa, isto é, usos que contemplam a convencionalidade da língua e usos espontâneos da linguagem escrita.