Do ensino normal ao pedagógico: história e memória das instituições escolares de formação de professores em Parnaíba(1927-1982)
História da Educação. Ensino Normal. Instituições Escolares. Parnaíba.
Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a constituição do ensino normal na cidade de Parnaíba, Estado do Piauí, como nível educacional formador de professores, no período compreendido entre 1927 e 1982, utilizando como fontes memórias de ex-diretores, ex-professores e ex-alunas, documentos existentes nos arquivos das escolas analisadas e no arquivo público do estado do Piauí e documentos particulares. A pesquisa tem como problemática central compreender as características do processo de constituição do ensino normal em Parnaíba. Apresenta como recorte temporal os anos de 1927 a 1982, justificando-se o recorte inicial por ter sido criada em 1927 a primeira “Escola Normal de Parnaíba”; e finalizando em 1982 com a implantação do projeto do Centro de Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM em algumas escolas normais. Adotando-se a abordagem historiográfica vinculada à nova história cultural, fundamentando-se, principalmente, nos seguintes autores: Burke (1992) e Chartier (1990); da história oral: Alberti (2004); da história da educação brasileira: Azevedo (1976) e Lopes e Galvão (2005); do Estudo das Instituições Escolares, sua cultura e seu cotidiano: Buffa (2002), Faria Filho (2007), Magalhães (2004), Souza (2007) e Vidal (2005); sobre História e Memória: Le Goff (1990), Halbwachs (1990) e produções historiográficas locais como: Brito (1996), Costa Filho (2006), Duarte Filho (2010), Ferro (1996 e 2010), Lopes (1996, 2001, 2008) Mendes (2001, 2007 e 2010), Oliveira (1993 e 2011), Queiroz (2008), Silva (1987) e Vieira (2010). A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva utilizou como fontes principais o questionário e a entrevista semi-estruturada com ex-docentes, ex-alunos e ex-diretores e os documentos produzidos nas escolas pesquisadas. Os resultados apontam que a criação das Escolas Normais de Parnaíba foram importantes instituições de formação de recursos humanos para a educação oferecendo mão de obra qualificada para as pré-escolas e escolas primárias existentes na região. Sua implantação vincula-se ao projeto de modernização escolar da cidade e a expansão da educação primária. Da sua implantação até o ano de 1982, passou por várias mudanças curriculares e metodológicas, reflexos das transformações vivenciadas pelo estado e município no âmbito político, econômico e social. Observou-se ainda que a reconstituição da história e memória dessas instituições de ensino que trabalharam com a modalidade normal se faz necessária para ampliação dos estudos em torno da história da formação de professores e sua vinculação com as instituições escolares no município.