OpresentetrabalhoapresentaosresultadosdosestudossobreaculturaescolardoGinásio
JoséNarcisodaRochaFilho,entreosanosde1961a1975,umestabelecimentodeensino
secundárioginasiallocalizadonacidadedePiripiri–PI.Estainstituição,instaladapor
iniciativa de particulares, contribuiu para o desenvolvimento da Educação de Piripirie marcou
aHistóriaeaMemóriadacidadee,assimcomodaspessoasquefizerampartedainstituição,
colaboradoresquepropiciaramainiciativa;docentesquecontribuíramcomolegado
educacional,comosconhecimentossistematizadosedevaloressociais;alunosque
vivenciaramtodooprocessodoensinosecundárioginasialemPiripiri.Aescolainiciouem
umprédiocedidopelaprefeituracomnecessidadesdeadequaçõesmateriais,arquitetônicase
derecursoshumanosparaoseupulsareducacional,nadécadade1960,períododeforte
expansãodeginásiospeloEstadoe,ganhouumprédiopróprioem1967,umapromessaque
foracumprida,apósserpropostanacerimôniadeoficializaçãodoestabelecimento,pelo
governoestadualem1965.Orecortetemporaldoiníciodapesquisafoidefinidopeloanoda
implantaçãodoestabelecimento,em4demarçode1961eapartirdasuaautorização
condicionalpelaPortarian.263de11deabrilde1961,assinadapelodiretordoEnsino
SecundáriodoMinistériodaEducaçãoeCultura,GildásioAmado.Eoanode1975,
consideradomarcofinal,pelaentregadecertificadosdadécimasegundaturmadoGinásio
JoséNarcisodaRochaFilho,conformeoLivrodeAtasdoEstabelecimentode1961a1975.
Alémdepioneironainstruçãosecundáriaginasial,esseestabelecimentopassouportrês
reformaseducacionais,comoaLeiOrgânicadoEnsinoSecundário,aprimeiraLeide
DiretrizeseBasesdaEducaçãoeaReformaEducacionaln.5.692/1971,duranteorecorte
temporalanalisado napesquisa.A partirdesseensaio, elencamososobjetivos dapesquisa,no
qualaproposta centralé investigara culturaescolardoGinásioJoséNarcisodaRochaFilho,
entreosanosde1961a1975eosobjetivosespecíficossão:(i)entenderocenáriosociale
políticodacidadedePiripiri,noperíododeimplantaçãodoGinásioJoséNarcisodaRocha
Filho,àcolaçãodegraudaúltimaturmadeensinoginasial;(ii)conhecerocotidianodo
GinásioJoséNarcisodaRochaFilho,nosaspectosdefuncionamento,normativas,currículo,
atividadesdesenvolvidaseossujeitosdainstituição(professores,alunos,funcionários),bem
comoosconteúdos,aspráticasescolareseasfestividadesdesenvolvidas;(iii)identificara
materialidadeescolardo GinásioPiripiriense paraacaracterizaçãodeseusprédios,suas
mobílias,osutensílios,osfardamentos,osmateriaisdidáticoseosaparatospessoaisdos
alunos.Logomaisapesquisaseconstituicomnaturezaqualitativahistóricaeutiliza-sedas
seguintes fontes: a)bibliográficas, b) documentais,c)materiais, d) imagéticas,e) orais. Assim
usaremos6conceitosprópriosdostrabalhosemHistóriadaEducaçãoequeirãonortearas
análisesdestadissertação,comoInstituiçõesEscolares,CulturaEscolar,CulturaMaterial
Escolar,NovaHistóriaCultural,HistóriaOraleMemóriae,paraessasconcepções,iremos
basearnasideiasdeautorescomocomoNosellaeBuffa(2009),sobreinstituiçõesescolares;
Julia(2001)porsuasanálisessobreaculturaescolar;ViñaoFrago(1995)eViñaoFragoe
Escolano(1998)quesereferiramàmaterialidadedaescolacomoumdosaspectosaser
investigadosqueintegramàculturaescolarnoâmbitodahistóriadaeducaçãodeinstituições