RESUMO
Este trabalho é um estudo de História da Educação que versa sobre a Formação de Professores, no período entre 1960 e 1981. O objetivo geral desta pesquisa foi construir uma história da formação de professores em Imperatriz – MA, do Curso Normal Regional às Licenciaturas Curtas, entre 1960 e 1981. Para tanto, procuramos analisar os aspectos sócio-políticos e econômicos do município de Imperatriz, entre os anos de 1960 e 1981; conhecer o processo de expansão da rede escolar primária e secundária existente em Imperatriz entre 1950 e 1970; e por fim, examina como se deu o processo de criação e expansão dos cursos de formação de professores em Imperatriz. Definimos como recorte temporal inicial desta pesquisa o ano de criação do primeiro curso de formação de professores em Imperatriz – o Curso Normal Regional Santa Teresinha – sendo o ano de 1960, embora as aulas tenham iniciado em 1961. Quanto ao recorte temporal final, foi delimitado ao ano de 1981, sendo este o ano de criação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ofertando os cursos de Letras, Estudos Sociais e Ciências, na modalidade Licenciatura Curta. O enfoque da pesquisa é qualitativo e historiográfico. O percurso metodológico adotado nesta pesquisa é o da pesquisa histórica, ancorada à Nova História Cultural, pesquisa bibliográfica e documental. Como fontes, utilizamos: documentos oficiais, legislação educacional, obras de escritores locais, atas de resultados finais, fichas de matrículas, históricos escolares, certificados e diplomas, boletins de notas, cópias de certidões de nascimento, regimentos e resoluções de curso, grade curricular, bem como fotografias pertencentes a acervos públicos e particulares, entrevistas semiestruturadas e formulários utilizando as tecnologias digitais como forma de acesso aos participantes da pesquisa. Nesse sentido, a partir da ampliação do conceito abordado pelos Annales acerca dos documentos, fizemos o cruzamento entre as fontes documentais e as narrativas orais. Os aportes teóricos e históriográficos que embasam a pesquisa são: Julia (2001), Souza (2008); Araújo, Freitas e Lopes (2008); Lopes (1996); Saviani (2005, 2008, 2009), Tanuri (2000); Barros (2004), Burke (1992), Prost (2012); Almada (2005), Barros (1996, 2012), Cruz (2012, 2013, 2019); Franklin (2002, 2005, 2008, 2012); Bosi (1994, 2003), Halbwachs (1990), Le Goff (2003), Meihy e Holanda (2010); Gatti Jr e Pessanha (2005), Nosella e Buffa (2009); Burke (1992), entre outros. Os resultados desta pesquisa revelam que a partir da década de 1950 houve uma certa ampliação da rede escolar primária e secundária, em relação às décadas anteriores, com a criação de escolas não apenas na sede do município, mas, também na zona rural. Embora, percebamos a fragilidade dos governos estadual e municipal em atender a demanda de escolas para a quantidade de alunos em idade escolar, Imperatriz contou com recursos provenientes do governo federal e com a presença e a ação da igreja. Assim, ao passo que ocorria a expansão da rede escolar primária e secundária em Imperatriz, paralelamente, emergiu a necessidade de qualificar profissionais para a docência das novas gerações. Constatamos a relevância da criação e expansão dos cursos de formação de professores em Imperatriz para a docência no ensino primário, embora, a rede escolar contasse com a presença marcante de professores leigos. Os cursos de formação de professores permaneceram por muito tempo sendo ofertada pela rede privada de ensino, o que limitava o acesso a eles .