A pesquisa partiu do seguinte problema: Como as bases epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores formadores interferem em sua formação e atuação docente promovendo movimentos de sentidos e significados na docência? Tendo como objeto de estudo, as práticas formativas de professores que atuam nos cursos de licenciatura no IFPI – Campus Teresina Central, constitui-se como pressuposto da investigação, a tese de que as bases epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores, implicam sentidos e significados na docência e interferem no processo de formação e atuação docente no contexto dos cursos de licenciatura. A pesquisa teve como objetivo, analisar as bases epistemológicas da docência subjacentes às práticas formativas de professores no contexto dos cursos de licenciatura. Considerando a complexidade do objeto de estudo, a pesquisa foi delineada e desenvolvida, a partir da constituição de um mosaico teórico-metodológico fundamentado na multirreferencialidade proposta por Ardoino (1998). Na tessitura dos fundamentos teóricos, os estudos de Mizukami (2005-2006), Morosini (2006), Franco (2008), Gatti (2019), ratificaram a necessidade de investigações sobre os professores formadores, a partir de suas concepções e como ressignificam suas práticas rompendo com os modelos reducionistas de formação e atuação docente. No percurso da investigação, a pesquisa qualitativa em educação de abordagem subjetivista na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, utilizou como método a Entrevista Compreensiva proposta por Kaufman (2013). Os pressupostos da entrevista compreensiva, são sistematizados de forma multirreferencial, articulando a escuta sensível (BARBIER, 1998), o artesanato intelectual (MILLS, 1982, 2009) e os dados da pesquisa, coletados através de entrevistas com 08 professores dos cursos de licenciatura ofertados no IFPI – Campus Teresina Central. Os dispositivos metodológicos utilizados na pesquisa foram: roteiro guia da entrevista, entrevistas, gravações das entrevistas, fichas de interpretação e planos evolutivos. Na construção teórica fundamentada em dados, os elementos conceituais foram referenciados a partir das contribuições de Freire (1996), Houssaye (2004), Franco (2016), Garcia (1999), Tardiff (2002), Pimenta e Anastasiou (2010) e Vaillant (2003). A pesquisa torna-se relevante ao apresentar os sentidos da e na docência constituídos nos processos e práticas formativas do professor formador, em diversos tempo e espaços. O exercício da reflexividade, ressignifica os conhecimentos teórico-práticos inerentes à formação e atuação docente em cursos de licenciatura, em contexto institucional em que a docência se configura multifacetada. Neste contexto, as bases epistemológicas são continuamente constituídas nas práticas formativas e implicam na formação e atuação docente dos professores formadores. Acredita-se que a pesquisa contribui para aprofundar as discussões acerca das práticas formativas do professor formador.