Essa dissertação versa sobre a atuação do pedagogo do Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, tem sua gênese no dado da realidade de que o Pedagogo escolar tem desenvolvido ações que muitas não vezes não convergem com o específico da sua atuação profissional e por objetivo geral compreender a atuação do pedagogo do IFPI por meio das significações sociais produzidas em contexto de Pesquisa-Formação. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004; 2007; 2009), Leontiev (2004) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa-Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizados a entrevista reflexiva, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020) e as sessões reflexivas propostas por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados mediante o procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006, 2015). A análise de dados realizada sistematiza significações que revelam que o pedagogo no IFPI tem sido “o faz tudo”, porque desenvolve ações que não são específicas do pedagogo, e que estas ações têm se caracterizado como pedagógicas e burocráticas. Os conhecimentos produzidos na Pesquisa-Formação criaram condições de refletir criticamente sobre a atuação profissional e evidenciaram a necessidade dos pedagogos compreenderem o que é, e como realizar formação contínua dos docentes nos campi em que atuam.