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Banca de DEFESA: ALIETE GOMES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALIETE GOMES DA COSTA
DATA: 29/08/2013
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGEd
TÍTULO:

ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Prática Pedagógica. Aspectos teórico-metodológicos. Ensino de geografia. Ensino Médio.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a prática pedagógica do professor de geografia, nosso objeto de estudo, a fim de refletir a seguinte problemática: como as opções teórico-metodológicas orientam a prática pedagógica dos professores de geografia do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem dos alunos? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com o objetivo de analisar os aspectos teórico-metodológicos que norteiam a prática pedagógica dos professores de geografia e suas implicações na aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, tomamos como referencial teórico: Behrens (2011), Bordenave, Pereira (2008), Brasil (1996, 1998, 2008), Callai, (1998), Cassab (2009), Cavaco (1999), Gatti e Barretto (2009), Kaercher (1999, 2003), que sugerem possíveis caminhos de transformação para a dinâmica do ensino e da prática pedagógica do professor de geografia. Quanto à metodologia da investigação nos apoiamos em Flick (2009), Gatti; Andrè (2010), Gibbs (2009) e Bardin (2011). A pesquisa utilizou para a coleta de dados o questionário, tendo como cenário duas escolas da rede pública estadual de ensino do município de Bom Jesus – Piauí. Os dados produzidos foram organizados em categorias gerais e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo referendada em Bardin (2011). O estudo mostra a existência de concepções diversas na prática pedagógica do professor de geografia no Ensino Médio, o que pode ser a propósito verificado nas análises dos dados do estudo realizado, resultando em formas variadas também de ensinar e de aprender. O reflexo de uma prática pedagógica que classificamos como conservadora continua presente no ensino da geografia refletindo sobre as aprendizagens.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo ao Programa - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 12/08/2013 19:01
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