PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações reflexivas a partir de registros escritos de professores.
Prática Pedagógica. Pesquisa Narrativa. Registro Escrito. Educação Infantil. Reflexão.
RESUMO
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo o registro escrito de professores de educação infantil como narrativa que possibilita a reflexão na/sobre a prática pedagógica. A pesquisa tem como objetivo central: investigar o potencial de reflexividade a partir dos registros escritos sobre a prática pedagógica de professores de educação infantil. Para tanto, elegeu-se como objetivos específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica das professoras da educação infantil a luz de seus registros escritos; 2) identificar os tipos de registros escritos das professoras de educação infantil; e 3) identificar se os registros escritos das professoras de educação infantil constituem ferramentas de reflexão sobre a prática pedagógica. O estudo justifica-se, portanto, por favorecer aos professores a compreensão sobre suas práticas por meio de registros escritos, como ferramentas que propiciam o conhecimento de si, a autoformação e a reflexão docente, auxiliando a reelaboração do ser professor na educação infantil. A relevância do estudo, neste sentido, decorre de suas contribuições para o desenvolvimento da narratividade e da reflexividade sobre a prática pedagógica de professores de educação infantil. Para concretizar o intento da pesquisa, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, o estudo fundamentou-se em pesquisas que abordam a prática pedagógica na educação infantil. Para contextualizar o objeto de estudo, a investigação ancora-se nas contribuições de: Krammer (1994, 1996, 2011), Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002), Del Priore (2000), Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Ostetto (2000, 2010), Bassedas, Huguet e Solé (1999), Paige-Smith e Craft (2010), entre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo descritiva, desenvolvido através da pesquisa narrativa. Em relação ao delineamento do percurso metodológico consubstancia-se nas pesquisas de Bauer e Gaskell (2000), Larrosa (2004, 2010), Clandinin e Connelly (2000, 2011), Dominicé (2010), Josso (2010), Souza (2006), por exemplo. Na produção de dados, utilizaram-se: diários da prática, entrevista narrativa e observação. O estudo narrativo desenvolveu-se na interlocução com quatro professoras da educação infantil do SESC - Centro Educacional de Floriano/PI. Para analisar os dados produzidos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo da narrativa, conforme sugerido por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). A organização dos dados contempla 03 (três) eixos de análise, assim denominados: Eixo 01 - Caracterização da prática pedagógica na educação infantil; Eixo 02 - Os tipos de registro escrito das professoras da educação infantil; Eixo 03 - O registro escrito e os níveis de reflexão na/sobre a prática pedagógica. A concretização do estudo tem o mérito de potencializar ao docente a consciência de si, através do exercício da reflexão, sobre o agir e sobre o ser professor, favorecendo a autoformação. A pesquisa revelou a gradativa adesão de professoras de educação infantil ao processo de registrar por escrito a prática pedagógica na educação infantil, a sua professoralidade, propiciando o desenvolvimento da reflexão crítica, tendo a narratividade e a reflexão como ferramentas produtivas e intervenientes na reelaboração dos modos de pensar, de sentir, de criar e de agir no tempo-espaço da educação infantil.