A Prática Docente do Professor Bacharel em Direito:
Investigando a Profissionalidade Docente
Palavras-chaves: Desenvolvimento Profissional Docente. Prática Docente. Níveis de Consciência. Professor Bacharel em Direito.
O objeto do presente estudo compreende o desenvolvimento profissional docente do professor bacharel em direito, apresentando como objetivo geral: investigar o desenvolvimento profissional docente por meio das reflexões que o professor bacharel em direito realiza acerca da sua prática docente, tendo como objetivos específicos: descrever como o bacharel em direito torna-se professor; caracterizar a prática docente que o professor bacharel em direito realiza em uma instituição de ensino superior privada; analisar, nos relatos do professor bacharel em direito, quais os níveis de consciência que os professores tem sobre suas práticas docentes. Do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa será desenvolvida basicamente sob três eixos: o primeiro compreende estudos sobre o desenvolvimento profissional docente do professor bacharel em direito, construídas a partir das formulações de autores como: Imbernón (2007, 2010), Nóvoa (1992, 1995, 2000), Schön (2000), Tardif (2002), Dias (2010) entre outros; o segundo eixo teórico compreende caracterizar acerca da prática docente do professor bacharel em direito, desenvolvidas com base nas contribuições de Masetto (1998), Pimenta (2002), Martinez (2009), Machado (2009); o terceiro eixo compreende a análises dos níveis de consciência dos bacharéis em direito sobre suas práticas docentes, erigidas a partir dos estudos de Freire (2010), Gadotti (2004), Giroux (1997), além de outros autores que contribuíram para a discussão. O estudo também utiliza como aporte teórico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei n. 9.394/96, que direcionam a educação brasileira. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, usando como técnica o método autobiográfico ou histórias de vida, sob a orientação de Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (2000); Nóvoa e Finger (2010); Souza (2006), dentre outros. Os sujeitos do estudo são os professores de Direito que atuam no Ensino Superior em uma instituição de ensino superior na cidade de Teresina-PI. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir do memorial de formação e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de identificaro perfil acadêmico-profissional dos interlocutores, suas trajetórias formativas e as contribuições desta formação para o ensino jurídico. A análise dos dados consiste em uma análise descritiva e interpretativa do conteúdo das narrativas autobiográficas escritas e entrevistas produzidas pelos professores, considerando três categorias de análise: a trajetória formativa, a prática docente e a reflexão sobre a prática docente. O presente trabalho mostra-se relevante por permitir observar como se delineia o desenvolvimento profissional docente de Bacharel em Direito no ensino privado de Teresina-PI, e suas contribuições para o ensino superior de Direito. Ademais, possibilitará mostrar os desafios dos docentes no tocante ao ensino jurídico, permitindo, ainda, aos professores de Direito, reflexão sobre sua prática docente, fortalecendo, assim, o processo de profissionalização docente, bem como promoverá debates sobre o tema, produzindo conhecimento e fornecendo aportes teóricos para investigações futuras.