A presente dissertação analisa o desenho das políticas meritocráticas na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina, de 2001 a 2019, que, ao logo de sua história de mais de 60 anos, adota ações que visam colaborar com os resultados da rede de ensino, a partir da melhoria do desempenho escolar dos alunos. Essas ações têm sido cada vez mais constantes no âmbito da Rede. Neste estudo, analisamos as seguintes políticas: Ranking, Prêmio Professor Alfabetizador e Programa de Valorização do Mérito (educação infantil e ensino fundamental, tendo como objetivo geral analisar o desenho da lógica interna das políticas meritocráticas na Secretaria Municipal de Educação de Teresina. De forma específica, caracterizar historicamente as políticas meritocráticas na Rede Municipal de Educação de Teresina e realizar a análise documental da legislação que fundamentam as políticas meritocráticas na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). Em termos referenciais, fundamenta-se em Shiroma (2004), Lustosa (2013), Favarim (2001), Young (1958), Serafim (2012), Wood e Picarelli Filho (1999), entre outros. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, com análise documental das fontes, dentre elas: leis, decretos, portarias, regulamentos, planilhas e materiais diversos que pudessem contribuir para a pesquisa. Os resultados das análises deste estudo demonstram que há uma discussão em torno da meritocracia, com críticas negativas de um lado e posicionamentos favoráveis de outro. Como pontos positivos, ao longo do período em análise (2011 a 2019), ficou evidenciada uma melhoria na qualidade da educação no município de Teresina, visto que a educação municipal pública atingiu os maiores índices no Ideb por duas vezes consecutivas. Quanto aos aspectos negativos, ficou constatado que, no âmbito das escolas, há competições entre professores, alunos e comunidade escolar como um todo, bem como exposição das escolas que obtêm resultados não tão expressivos, além de um excessivo foco nos testes padronizados, que podem prejudicar o currículo, sendo o aluno treinado para a realização dessas avaliações.